Receitas deliciosas para quem tem intolerância alimentar!

Já foi o tempo em que ter alguma restrição alimentar significava viver com a falta de sabores. Foi pensando nisso que a Editora Alaúde lançou o livro da linda blogueira Pati Bianco, baseado na sua própria experiência: a descoberta tardia de intolerância ao leite e ovos. “O Fru-fruta: o livro de receitas do blog para uma vida mais doce e saudável” reúne 50 receitas inéditas de doces saudáveis e fáceis de preparar. Com muito bom humor, a autora dá dicas bem bacanas e lista, por exemplo, alguns ingredientes indispensáveis na despensa dos alérgicos.

 

BROWNIE Marmorizado
Rende 10 pedaços

 

 

 

Ingredientes:
óleo para untar
¾ de xícara de farinha de arroz integral
½ xícara de cacau em pó
1/3 de xícara de fécula de batata
1/3 de xícara de polvilho doce
1 colher (chá) de goma xantana
¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
1¼ xícara de açúcar demerara
½ xícara + 2 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de extrato de baunilha caseiro
½ xícara de óleo de coco derretido
¼ de xícara de chocolate sem leite 70% cacau picado ou em gotas
3 colheres (sopa) de pasta de amendoim cremosa

Casquinha crocante e interior bem cremoso. Utilize chocolate e cacau de qualidade e você terá um resultado ainda melhor!

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 250 °C. Unte com óleo ou forre com papel-manteiga uma fôrma pequena. Em uma tigela, misture os ingredientes secos, exceto o açúcar, e reserve. Em outro recipiente, misture o açúcar, a água e a baunilha e deixe os cristais dissolvendo por quatro minutos. Pode ser que não dissolvam completamente, mas não tem problema. Despeje a mistura de água e açúcar na tigela dos ingredientes secos e junte o óleo de coco. Misture com o batedor de arame até obter uma massa espessa e homogênea. Adicione o chocolate picado e misture novamente. Transfira a massa para a assadeira untada e alise a superfície com a espátula. Dê umas batidinhas na bancada para retirar qualquer bolha de ar que tenha se formado. Com a pasta de amendoim, faça 6 pontos de ½ colher (sopa) cada sobre a massa e desenhe espirais com a ajuda de um palito de dente ou com a ponta da faca. Asse por 15 minutos, ou até espetar um palito e ele sair um pouco sujo, mas não muito. Se a massa ain­da estiver muito molhada, deixe mais 5 minutos. Se ela ainda não estiver no ponto depois de 20 minutos, reduza a temperatura para 180 °C e deixe por mais 7 minutos, no máximo. Aguarde esfriar completamente antes de cortar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: