Qual a melhor hora de extrair o dente de leite?

07/03/2018
423
Views

Da Redação

Conversamos com o odontopediatra, Dr. Gabriel Politano, da clínica Ateliê Oral Kids para responder a dúvida encaminhada por uma leitora, que é mamãe assim como a gente e enfrenta esse dilema: a troca dos dentes de leite. 

Segundo o especialista, mesmo com o dente permanente a caminho, geralmente espera-se que os dentes de leite caíam sozinhos. “Isso acontece quando o sucessor permanente está próximo de nascer, ou seja, está aos poucos subindo e vai reabsorver a raiz do dente de leite (que tem pelo menos 1 centímetro de tamanho), fazendo com que a coroa do dente caia. Este é o processo fisiológico natural”, conta ele. 

 

O dente de leite deve cair em casa, comendo, dando um puxãozinho e assim cair naturalmente.

“Somente damos indicação para extrair o dente de leite quando o dente permanente nasce deslocado, fora de posição, e o dente de leite que antecedia a posição não cai. Isso para dar espaço destinado ao permanente , que é o mesmo, já que o dente de leite não caiu (porque o permanente nasceu fora de lugar). Se isso não ocorrer, costumamos esperar o dente de leite cair”, orienta Politano. 

Uma outra situação que pode necessitar da extração do dente de leite é caso a criança esteja fazendo um tratamento com aparelho ortodôntico e o especialista precisar retirar o dente, que provavelmente deveria cair daqui uns anos, pela necessidade de realizar alguma sistemática de tratamento. Mas essa situação não é a mais comum.

Categorias:
Bem-estar

Não é possível comentar.