Protetor solar: Por quê optar pelo que tem cor?

Por Dra. Priscila Reis

Faça sol ou faça chuva, calor ou frio, o uso do protetor solar é indispensável. Ele protege a pele de fotodanos, prevenindo o surgimento de manchas, rugas, diversos tipos de lesões e até do câncer de pele.

Quando vamos comprar um fotoprotetor sempre ficamos em dúvida dentre tantas opções no mercado: com ou sem cor; se em gel, em creme ou até em pó; alguns até com antioxidantes e vitaminas.

O primeiro cuidado na escolha do fotoprotetor é definir qual o filtro mais adequado para o seu tipo de pele. Para peles oleosas prefira as opções oil free, não comedogênicos. Já para peles secas, escolha os em creme.

Qual a diferença entre os protetores com ou sem cor?
Os pacientes sempre perguntam qual a diferença ente os protetores com ou sem cor. Os protetores incolores nos protegem dos raios UVA e UVB. Os protetores com cor fazem uma barreira física, protegendo além da radiação UVA e UVB, também contra a luz visível, que é luminosidade vinda das lâmpadas, TV , computadores e celulares.

Revista Vida Prática

Esse tipo de luz tem efeito acumulativo, sendo também responsável pelo fotoenvelhecimento da pele. E vale lembrar que esta opção de protetor deve ser utilizada também a noite, quando for se expor à esta luz visível, especialmente aquelas pessoas que trabalham na frente da tela do computador.

Outra dúvida muito comum é se o protetor solar pode ser substituído pela base com protetor. Nesse caso a resposta é não! A base não é capaz de proporcionar a efetiva proteção de um fotoprotetor. Caso prefira utilizar uma base o ideal é que se aplique antes um filtro solar.

Procure por um filtro que a cor se adeque ao seu tom, que tenha boa cobertura e que o veículo seja adequado ao seu tipo de pele e, para um acabamento melhor e para otimizar o cuidado com a pele, faça uso de um pó facial que contenha fotoprotetor.

Dr. Priscila Reis é médica com especialização em Dermatologia e Tricologia na Clínica Rewos. Mais informações: www.clinicarewos.com.br 

Fotos: Reprodução Internet

%d blogueiros gostam disto: