Pessoas difíceis, agir ou reagir?

15/03/2018
280
Views

Por Luciane Cadan

 “Cada um tem seu jeito”. Você já deve ter escutado essa frase em algum momento da vida, mas claro, as personalidades às vezes se identificam, outras vezes não. É aquele famoso “o santo não bateu”. Então, como lidar com uma pessoa no seu dia a dia que você considera difícil?

O erro nunca vai estar com a pessoa difícil, isto porque a pessoa difícil sempre acha que o problema são os outros, dificilmente ela vai estar errada. O melhor é não entrar na confusão da outra pessoa, provavelmente ela vai fazer você sentir culpa por tudo, até mesmo pelos erros dela.

A calma é essencial e desligar-se do outro também. Temos mania de deixar que tudo ao nosso redor exerça influência sobre nós, sentimos “peso”, fazemos de tudo para agradar, quando na verdade, a energia negativa deve ser barrada por nós mesmos.

É difícil bloquear sentimentos ruins, pois estamos acostumados a não filtrar o que as pessoas nos falam. Para isso, é necessário ter autoconhecimento, pois é com ele que sabemos filtrar e também reconhecer nossos limites. “Preciso me afetar com o que a outra pessoa disse de ruim?” ou “Até quando preciso ouvir o que a outra pessoa está dizendo de ruim?” “Preciso levar tudo para o lado pessoal?”

Quando colocamos um limite e observamos que qualquer coisa dita pela pessoa difícil não nos afeta, a convivência com ela fica muito melhor. Outro passo é ter empatia. Não sabemos quais foram os fatores que levaram essa pessoa a agir dessa ou daquela forma. Abrir o coração e o olhar com mais solidariedade também ajuda na compreensão e encerrar qualquer tipo de comentário, frase, atitude da outra pessoa.

Apenas retire-se, dê o assunto por encerrado e até mesmo se afaste se puder.

A pessoa difícil pode ser encontrada no trabalho, na família, na academia, no trânsito, na vida…Em algum momento, você irá se esbarrar com ela e, quando isso acontecer, não entre em combate, traga sua paz, se quiser faça com que ela reflita sobre seus próprios comportamentos e atitudes de maneira sutil e amorosa, e de preferencia em um outro momento que ela esteja mais tranquila e disposta a ouvir.

Sempre vale a pena dar um passo para trás e ver tudo por um outro angulo, com tranquilidade e paz de espirito.

Luciane Cadan Peretti é life coach e consultora de qualidade de vida. Aos 41 anos, sente-se muito feliz na família e na escolha profissional. Ela é casada com o Reinaldo, com quem tem dois filhos:  Miguel,  10 anos e Heitor, 6 anos. Atuou como funcionária pública pelo Estado de SP por algum tempo, com uma rotina de inúmeras viagens e expedientes mais longos. Foram muitas viagens e muitos dias sem família. Porém, ao ver seu papel como mãe cada vez mais distante e diante da gravidade do diabetes, que enfrenta desde a infância, ela adoeceu. Depois de um período de reflexões, quando parou para estudar e encontrar um novo caminho profissional, ela escolheu ser Coach. Por formação, Luciane é educadora física, um dos fatos cruciais para a sua tomada de decisão. Hoje, ela atua com atendimentos presenciais e online de coaching, com clientes em todo o Brasil e no Japão, EUA e Portugal. Além de ter se encontrado na nova profissão, ela tem mais tempo para a família, mais qualidade de vida e muito mais tempo para fazer as suas próprias escolhas.

Luciane Cadan Peretti
Master Coach Especialista em Qualidade de Vida
www.motivacaocoaching.com.br
Rua Cardoso de Almeida, 788 Cj 52 – Perdizes – São Paulo – SP
11 98408 0144 – 11 95038 4375

Categorias:
Mesa Posta

Não é possível comentar.