Os revezes da vida e o sucesso inesperado

Por Andréa Giugliani Negrisolo
Fotos: Thayla Eluá

Recentemente, entrevistei uma grande empresária para o Programa de TV Tricotando Negócios, que ao conhecer a história dela, veio a inspiração para escrever este artigo.

Miriam Penna Diniz da EMAP SOLAR, empresa que vende soluções de engenharia e implantação de usinas fotovoltaicas, é verdadeiramente um case de sucesso.

Bióloga de formação, Miriam estava em Madrid cursando especialização na sua área, quando recebeu a triste notícia de que seu pai havia sido acometido por uma grave doença. Por conta disto, e a pedido dele, ela teria que retornar ao Brasil para assumir os seus negócios, neste caso, uma empresa de engenharia com mais de 150 colaboradores.

De fato, isso não estava nos seus planos e muito menos em seus sonhos, mas não poderia deixar de atender ao pedido de seu pai, ainda mais nas condições de saúde que se encontrava.

Ela então, reuniu muita garra, determinação, coragem e sobretudo resiliência e assumiu a empresa do seu pai, e via transversa, acabou realizando o seu grande sonho: empreender um negócio com o seu DNA: uma empresa de energia sustentável. Assim nasceu a EMAP SOLAR. O sucesso foi tanto que, em 2017, foi eleita a grande vencedora do Prêmio Grandes Mulheres.

Depois de conhecer esta história comecei a pensar: quantas vezes em nossa vida não nos deparamos com situações inesperadas, verdadeiras surpresas, nem sempre muito agradáveis e que, ao final de tudo, fazem todo sentido?!

É certo que, no momento em que tais surpresas inesperadas surgem e acabam sendo verdadeiros revezes em nossas vidas, nem sempre compreendemos sua verdadeira razão. Na maioria das vezes, ficamos chateados por tais fatos acontecerem, afinal, acabam mudando o rumo daquilo que havíamos planejado.

Entretanto, passado algum tempo, entendemos que aquele revés na realidade, foi um grande estopim para a nossa felicidade ou para escrevermos uma história de sucesso.

E é isso mesmo: são nos revezes da vida que surgem as grandes oportunidades. No caso da Miriam, a triste notícia da doença de seu pai mudou sua vida radicalmente. Apesar de ter abdicado do sonho de seguir sua formação técnica, foi graças a este revés que ela pôde empreender e inovar, usando sua expertise para criar um novo negócio, para hoje então se sentir realizada e feliz!

Esta história também me fez lembrar uma situação que aconteceu comigo. Tempos atrás eu e meu marido estávamos procurando uma casa para comprar. Até que encontramos a casa no lugar ideal, exatamente como havíamos imaginado: uma casa antiga, para que pudéssemos demoli-la e construir aquela, que seria a casa dos nossos sonhos.

Eis que, sem nenhum motivo aparente, o proprietário desistiu da venda. Nem preciso dizer o quão decepcionada fiquei. Não conseguia me conformar que aquela não seria mais a nossa casa. Tentei de todas as maneiras convencê-lo a mudar de ideia, mas, não adiantou. Quando pensei que teríamos que começar da estaca zero a nossa busca por um novo lar, uma nova oportunidade aparece. Sim, a casa dos nossos sonhos surgiu de repente, em um local muito melhor, e nela vivemos até hoje!

Foi então que compreendi que o Universo sempre conspira a nosso favor, e que nem sempre aquilo que pensamos ser o melhor para nós, será o melhor. Afinal, como diz o famoso jargão popular: “Deus escreve certo por linhas tortas”.

Afinal, quantos revezes já passamos em nossa vida até conseguirmos chegar a bonança? Quantas vezes não ficamos desgostosos e chateados por algo não sair exatamente como planejamos, para somente mais tarde percebemos que o incerto é que era o correto?

É a questão do copo cheio ou vazio, tudo depende de como encaramos a realidade dos fatos e as circunstâncias que surgem diariamente. Vale a pena pensar: será que as surpresas que aparecem são sempre ruins? Ou será que possuem uma razão maior de existirem? Será que se aceitarmos mais pacificamente os revezes de nossas vidas sofremos menos?

Que tal começar a ter uma postura mais positiva?

  1. Comece entendendo que as surpresas inesperadas que surgem em nossas vidas, nem sempre são negativas, pois se surgiram é porque há uma razão maior para existirem.
  2. Enxergue os revezes da vida com mais otimismo, como verdadeiras oportunidades!
  3. Confie no Universo e naquilo que chamamos de “acaso”.
  4. Deixe de lado o negativismo.
  5. Traga para si o pensamento positivo.

Já ouviu falar de Sincronicidade? Isto é o que o Universo nos entrega diariamente, mas, para que você realmente perceba isto, é importante deixar o positivismo fluir em sua vida.

Afinal, como já escreveu Carlos Drummond de Andrade: “A dor é inevitável; o sofrimento opcional”.

Andrea Giugliani Negrisolo, advogada tributarista sócia do Giugliani Advogados, esposa, mãe de 8 bichos e do Lui. Apresentadora do Programa de TV Tricotando Negócios, Diretora de Internacionalização de Negócios do ITESCS,  CEO da Startup Link Us Now e do Coworking Incubeos.  https://www.facebook.com/tricotandonegocios
Instagram: @tricotandonegocios

Artigo revisado por MAP Marketing de Conteúdo – www.mapcomunicacao.com.br

%d blogueiros gostam disto: