O que é SER MULHER multitarefas na atualidade?

08/03/2018
642
Views

Por Dra. Bruna Moreira

A maioria das mulheres tem como objetivo de vida casar, ter filhos, constituir uma família, além de realizar-se profissionalmente com uma carreira brilhante. A mulher da atualidade parece querer abraçar o mundo com uma agenda cheia de compromissos e afazeres, porém sempre cobrando de si mesma a perfeição em tudo aquilo que ela faz. Quer que sua casa esteja sempre organizada, que seus filhos, marido sejam bem cuidados e sua vida profissional em ordem. Ela sempre espera manter tudo sob o seu absoluto controle!  

Esta é a mulher multitarefas. Como será que ela consegue dar conta de tudo isso?

 

É possível desempenhar várias funções e ainda ter tempo para cuidar de si, tudo vai depender da forma como você vai concretizar os seus objetivos, de modo que isto não lhe traga sofrimento e nem estresse.  A mulher assumiu na modernidade o posto de multitarefas, no qual ela precisa fazer tudo ao mesmo tempo. Estamos acostumados a vê-las desempenhando inúmeros papéis ao longo da sua vida: ela é filha, mãe, esposa, estudante, profissional.

As mulheres ocupam cada vez mais posições de comando no mercado de trabalho, passam o dia no trabalho lutando para evoluir na sua carreira, abraçando muitas funções ao mesmo tempo pensando nas tarefas domésticas, ligando para casa, querendo saber como as coisas estão caminhando.

Tudo isso acaba por gerar em si mesma um estresse acentuado, justamente porque, ao querer fazer tudo ao mesmo tempo, pode haver o sentimento de culpa por não ter tanto tempo disponível como gostaria. Por desrespeito aos seus limites, acaba esquecendo-se de si mesma ou então nem sobra tempo para um momento somente seu.   

Em determinado momento alguns desses aspectos têm que ser priorizados! Mas como iniciar esse processo?

O que as mulheres multitarefas precisam entender é que é possível conciliar tudo sem a ditadura da excelência. Ninguém consegue abraçar o mundo.

  • É extremamente importante estabelecer um planejamento diário ou pelo menos semanal de quais serão as prioridades e sequencia de execução.
  • Quando se determina, previamente, algumas opções de cronograma, o seu cumprimento se torna cada vez mais atingível e fácil. Tudo é uma questão de rotina, adaptação e disciplina.

Algumas dicas que irão lhe ajudar a iniciar esta prática diária:

Organização e planejamento:

  • Faça um cronograma de todas as coisas que você deve fazer a cada dia, independentemente do que mais está na sua rotina de trabalho.
  • Deixe essa lista visível para que você atualize todos os dias.
  • Marque cada um dos itens de sua lista diária quando você completá-los.
  • Redefina a lista para o dia seguinte inserindo os itens não concluídos. 

Executando as prioridades:

  • Descubra seu estilo de execução. Há aquelas capazes de realizar várias coisas ao mesmo tempo; as que assumem muitas tarefas e as organizam em sequência, fazendo uma de cada vez; e aquelas que preferem concentrar-se em uma coisa só.
  • Defina de 5 a 8 metas por dia e execute em ordem de prioridades. Quando alguma tarefa não for executada, relaxa! Insira como meta do dia seguinte.

Vale a pena ser multitarefa?

O que falta para a mulher da atualidade ser mais feliz e plena é olhar um pouco mais para si mesma, ter um pouquinho mais de cuidados consigo, não para agradar as pessoas a sua volta, mas para agradar a si. Ser multitarefas não é errado, desde que sua saúde e qualidade de vida estejam saudáveis. Do momento que muitos afazeres prejudicam sua saúde é hora de rever a situação. Em homenagem ao mês da mulher presenteie-se com um momento para você, reorganize suas prioridades e se insira nesta lista. Mulher, lembre-se: está tudo bem você não conseguir dar conta de tudo. CUIDE DE VOCÊ!

 Dra. Bruna Moreira é Neuropsicóloga Clínica. (CRP: 08/24662). Especializada no público infantil, seu consultório fica localizado na cidade de Curitiba. Realiza consultoria online com foco na saúde da mulher e maternidade. O objetivo da neuropsicóloga é utilizar a neurociência para colaborar com a qualidade de vida do ser humano. Este que está em constante evolução. 
brunamoreira.psico@hotmail.com

Site: www.neuroequilibrio.com.br
Fanpage: www.facebook.com/oficialneuroequilibrio/
Instagram: www.instagram.com/neuroequilibrio/

Categorias:
Mesa Posta

Não é possível comentar.