O que dizer para o seu filho sobre uma criança com necessidades especiais?

27/04/2018
326
Views

Por Renata Florêncio Robles

Até você não ter alguém próximo na família ou você não ter um filho especial, esse tema passa a ser um assunto difícil de explicar.

Muitos pais não sabem o que dizer quando seu filho pergunta sobre a deficiência de tal criança.

Hoje entendo que é na vivência e na convivência que aprendemos sobre isso.

Jamais diga ao se filho que a Síndrome de Down ou qualquer outra deficiência é uma doença.

Não tenha pena de mim e muito menos do meu filho, quando perceber que seu filho está nos olhando de forma curiosa, aja de forma natural, ou seja, se comporte da mesma forma que você se comportaria perto de qualquer criança. Encoraje seu filho a dizer, simplesmente: Oi!

Todos nós somos diferentes, por isso, não devemos comparar. Muitas vezes, as crianças com necessidades especiais entendem suas limitações, mas nem por isso se sentem mal. Pelo contrário, são crianças  espertas e com muita coisa a nos ensinar, apenas querem ser tratados como qualquer criança!

Ensine seu filho a usar o que eles têm em comum:

Uma criança especial também gosta de ouvir música, assistir filme, fazer amigos. Uma criança com Síndrome de Down também ama futebol e jogos.  Adora um jogo da memória! Canta, dança, pula, ri, faz palhaçadas rsrsrs e muitas outras brincadeiras que todas as crianças sabem fazer! Devemos mostrar isso para nossos filhos, além de ensina-lós o respeito, o amor para com todos! AMOR!

Felizmente o mundo está mudando e se tornando um lugar para todos. Aproveite essa oportunidade e fale mais com o seu filho sobre o coleguinha com deficiência da escola dele, aproxime-se e estimule a amizade entre eles. Você vai ver que todo mundo sai ganhando com isso. Você pode ter certeza de que ter amizade com uma criança com qualquer tipo de deficiência é muito bom para as duas crianças. Seu filho terá a oportunidade de saber lidar com a diversidade e ser uma pessoa melhor, e você pode facilitar isso. SEJA UM (A) FACILITADOR (A) DESSA AMIZADE!

Não é somente na escola que podemos ter contato com crianças especiais, em nossos passeios, na igreja, em vários lugares você pode perceber que algumas pessoas são diferentes das outras, isso porque NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM nesse mundo, e isso é o que tem de mais gostoso – todos os seus amigos são diferentes, seja na cor, no tamanho, na aparência ou no comportamento.

Sou muito feliz por ter o Mateus em nossas vidas. Ganhamos  amigos que entenderam  essa importância e fazem questão de estar ao nosso lado para poder fazer parte dos momentos de vitória e conquista do Mateus …Amiguinhos que mesmo com a distância não esquecem, estão sempre mandando uma mensagem de carinho e amor.

É muito importante a amizade para nossos filhos, pois nós como pais que zelam pelo futuro de nossos pequenos imaginamos que quando chegar à adolescência será mais difícil fazer amigos, por isso, tem que cultivar os amigos da infância e não deixar perder essa essência do amor, da inocência.

Seja diferente!!! Veja e ensine que saber lidar com as diferenças é algo de muito valor para o futuro de seu filho.

Renata Robles

Renata Florêncio Robles é casada com o Willians, e mãe de três meninos: Igor, Mateus (Síndrome de Down) e Felipe.

Categorias:
Família

Não é possível comentar.