O prazer de trabalhar em casa

23/06/2017
Revista Vida Prática
235
Views

É cada vez maior o número de brasileiros que optam por trabalhar em casa. São 12 milhões de pessoas trabalhando no sistema home office e 68% é o percentual de empresas praticantes desse tipo de trabalho no Brasil, segundo dados da pesquisa Home Office Brasil 2016, realizada pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades.

Entre os fatores responsáveis pelo crescimento desse modelo de trabalho estão a otimização de tempo – gasto no trajeto até o escritório – e de custos, já que deixam de existir impostos, taxas e investimentos em infraestrutura física. A tecnologia age a favor dos empresários e funcionários, facilitando a execução das tarefas e da comunicação.

Para tornar o ambiente de trabalho em casa mais confortável e estimulante, os projetos de arquitetura e decoração se tornaram imprescindíveis. Selecionamos alguns deles para servir de inspiração em termos de ergonomia e privacidade.

Projeto: Cioli Stancioli
Fotos: Osvaldo Castro

Moderno e com elementos clássicos

“Não são apenas os profissionais liberais que preferem trabalhar em casa, muitas empresas vêm adotando esse formato, pois além de reduzir custos, mantêm o colaborador muito mais motivado e produtivo”, afirma o arquiteto Cioli Stancioli. Prova dessa tendência, é o home office dessa casa que fica em Lagoa Santa, Minas Gerais, de um casal com dois filhos adolescentes. Moderno, o projeto tem peças pontuais como o tapete e a poltrona de veludo verde, uma ambientação clara, boa iluminação indireta, conforto e mobiliários com linhas retas. Vale destacar a estante preta com acabamento madeirado na cor ébano e nichos amarelos. “Uma cor inspiradora e que desperta a criatividade, estimulando as atividades mentais e o raciocínio”, completa.

Projeto: Danielle Bellini
Foto: Jomar Bragança

O espaço de leitura é fundamental
Com dois filhos, o casal que reside neste apartamento que fica em Nova Lima, Minas Gerais, conta com um espaço específico para o trabalho em casa. O ambiente foi criado pela arquiteta Danielle Bellini visando aumentar a produtividade dos profissionais. Para os acabamentos dos armários, ela optou pela laca em tons de bege e azul. Como tem uso diário, a bancada recebeu um tampo de vidro, preservando a integridade da pintura. Os quadros são do proprietário do apartamento, que é médico e possui também um grande acervo de livros. Por isso foi feito um espaço específico para que ele pudesse estudar.

Projeto: Flávia Gamallo e Fabiana Visacro, do escritório CoGa Arquitetura
Fotos: Gustavo Xavier

Fotografia é a grande inspiração
No bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, está localizado esse apartamento, cujo projeto é de Flávia Gamallo e Fabiana Visacro do escritório CoGa Arquitetura, para um jovem casal com um filho. Como priorizam os espaços mais abertos e integrados, o ambiente ficou amplo e muito apropriado para o hobby do casal: a fotografia. Tudo foi planejado para melhor acomodar o computador de tratamento de imagens e a mapoteca para arquivamento das  fotografias e papéis. Como está integrado à sala, o home office permite a participação com o movimento da casa e conta com um espaço para leitura. No piso, tacos de peroba e um tapete para aquecer o ambiente. O escritório conta com uma escrivaninha projetada em carvalho natural e móvel tipo mapoteca para as fotografias, desenhos e materiais. Quadros com ilustrações e molduras diferentes compõem a decoração com muito estilo. 

Projeto: Leo Shetman
Fotos: Fástulo Machado

O arquiteto Léo Shehtman assina o projeto deste apartamento, localizado no bairro do Campo Belo, em São Paulo. Os moradores, um casal com dois filhos pré-adolescentes que precisam de conforto e funcionalidade, queria um ambiente prático. O conceito do apartamento baseia-se na composição de cores, texturas e estilos dando o toque de sofisticação e contemporaneidade. Elementos como a madeira, bastante explorada tanto em mobiliários como também no imponente hall de entrada, são componentes que transmitem a modernidade do toque natural. O pé direito duplo com mezanino, onde se localiza o home office, é valorizado através da aplicação de espelhos em toda a extensão da parede da sala de jantar, além da iluminação que compõe harmoniosamente com os demais elementos.

Dicas para montar um home office em casa:

  • Ter um espaço privativo.
  • É necessário ter bem setorizado um espaço para o computador e outro para os livros.
  • Cadeiras, mesas e sofás precisam ser extremamente confortáveis.
  • A iluminação deve ser bastante adequada ao tipo de trabalho desenvolvido no local.
  • Os materiais utilizados devem estar sempre à mão e de fácil acesso. Invista em estantes e armários baixos com gaveteiros. O uso de prateleiras e gavetas ajuda bastante na hora da organização.
  • A temperatura deve ser agradável e a bancada deve ter a altura ideal em relação ao braço da cadeira.

 

Categorias:
Guia de Lojas

Deixe um comentário