O papel das emoções no desenvolvimento pessoal

Por Luciane Cadan

O que é desenvolvimento pessoal para você? Ele pode estar relacionado com uma boa carreira, um amor estável, amigos ao redor ou até uma situação financeira além do básico. Porém, o real desenvolvimento pessoal está atrelado à estabilidade emocional.

 

As emoções estão ligadas em todas as nossas atitudes e podem tanto colaborar, como atrapalhar em qualquer área da nossa vida. Se você está feliz, isso envolve toda a sua rotina, se está triste, também irá desencadear inclinações negativas para seus afazeres.

Sendo assim, como você tem trabalhado as suas emoções? Todas elas podem colaborar para um melhor desenvolvimento pessoal, social e profissional. Se conhecer é fundamental, neste ponto é interessante que você saiba o que te chateia, alegra, irrita ou motiva. Assim, poderá trabalhar isto quando estiver sentindo, alavancando para o melhor ou silenciando quando necessário.

Suas emoções são alertas daquilo que acontece internamente, possibilitando um olhar para si. Assim como já tratamos sobre inteligência emocional. Inclusive, se cuidar contribuí para a sua estabilidade emocional, e todas as outras vertentes da sua vida receberão estes cuidados, consequentemente. É colocar a emoção na gaveta certa.

Quando você tem equilíbrio nas suas emoções, pode se tornar uma pessoa mais confiante, com a autoestima elevada e mais motivada. Desta forma, pode encontrar propósitos e rumos que deseja traçar, calma para tomar decisões e até habilidade em ouvir críticas, além de força para enfrentar os medos e sair da zona de conforto.

Como está o equilíbrio em suas emoções? Quando você sabe lidar com suas emoções, consequentemente adquire características para alavancar sua vida pessoal e profissional. Como saber trabalhar em equipe, capacidade de ouvir e liderar pessoas, ver problemas como oportunidade, ter persistência e foco.

Esta estabilidade também colabora no desenvolvimento com as pessoas, amigos, namorados, e qualquer outro tipo de relação. Uma vez que você passa a lidar melhor com as suas emoções  e ainda compreender o que os outros estão sentindo. Construindo relações mais fortes e sólidas.

Enfim, as suas emoções e o equilíbrio delas estão totalmente unidas com, não apenas seu desenvolvimento pessoal, mas também social, profissional, amoroso, e consequentemente, todas as vertentes que cercam seu dia-a-dia. Busque focar em você, se conhecer e ao estabilizar suas emoções, todo o resto se beneficiará também.

Luciane Cadan Peretti é life coach e consultora de qualidade de vida. Aos 41 anos, sente-se muito feliz na família e na escolha profissional. Ela é casada com o Reinaldo, com quem tem dois filhos:  Miguel,  10 anos e Heitor, 6 anos. Atuou como funcionária pública pelo Estado de SP por algum tempo, com uma rotina de inúmeras viagens e expedientes mais longos. Foram muitas viagens e muitos dias sem família. Porém, ao ver seu papel como mãe cada vez mais distante e diante da gravidade do diabetes, que enfrenta desde a infância, ela adoeceu. Depois de um período de reflexões, quando parou para estudar e encontrar um novo caminho profissional, ela escolheu ser Coach. Por formação, Luciane é educadora física, um dos fatos cruciais para a sua tomada de decisão. Hoje, ela atua com atendimentos presenciais e online de coaching, com clientes em todo o Brasil e no Japão, EUA e Portugal. Além de ter se encontrado na nova profissão, ela tem mais tempo para a família, mais qualidade de vida e muito mais tempo para fazer as suas próprias escolhas.

FanPage: Luciane Cadan Coach
www.motivacaocoaching.com.br 
luciane@motivacaocoaching.com
Tel.:(11) 98408-0144

%d blogueiros gostam disto: