Novo jeito de morar da geração Y

12/07/2018
379
Views

Da Redação

A Boutique Residence 218, criada pelas arquitetas Flávia Gerab e Silvana Mattar para a CASACOR SP, que vai ate 29 de julho, no Jockey Club, apresenta o novo conceito de morar, forte tendência da nova geração “Y”, mais conhecida como geração do milênio. “O conceito é justamente de um espaço que traduz o novo jeito de hospedagem voltado aos Long Stay de luxo”, revela Silvana Mattar. O próprio número 218 é uma referência ao endereço do primeiro empreendimento realizado pela dupla neste segmento.

O espaço de 80m², moderno, contemporâneo e com presença de retro autêntico, criado para receber clientes de residenciais Upscale,  sugere uma experiência única e particular sobre morar, envolvendo primeiramente, a possibilidade de armazenar de forma simples e organizada todos os pertences do morador. O apartamento dos sonhos aos que levam uma vida dinâmica e corrida.

O ambiente traduz todo o conforto de uma casa própria, com espaços integrados que unem qualidade, aconchego e design, numa categoria de alto padrão e tecnologia. Divididos em cozinha, área social, banheiro e suíte máster, esta integração considera todos os ambientes igualmente importantes e concentra materiais nobres e funcionais. A evolução do desenho, das formas e texturas é o que leva a sensação de uma “Casa Viva”, tema da mostra desde ano, onde nenhum canto é obsoleto. Somado a isso ainda conta com as vantagens de todo o serviço de governança e concierge disponibilizados.

O design é o ponto forte do projeto, assim como os revestimentos que vão desde a cozinha até o banho máster numa cadência que produz a leveza de uma única música, como a Chaise Rio de Oscar Niemeyer (Etel), o carrinho de apoio da Lina Bo Bardi, a mesa de jantar Tripé desenhada pela Etel Carmona, a mesa de centro do Jean Gillon (Passado Composto Séc. XX) a mesa de pergaminho da  Isabelle de Mari (Olho Móveis/ Interni), as cadeiras Anel do Ricardo Fasanello e as luminárias da Cristiana Bertolucci – conversam lado a lado com móveis italianos como as poltronas da Baxter (Casual Móveis) a cama da Poliforme (Casual Móveis) e luminárias da Marset (Dimlux).


A arte também tem um papel importante no espaço. Um grande quadro da fotografa Flávia Junqueira (Zipper Galeria) exala alegria para quem entra, assim como as aquarelas coloridas da artista plástica Renata Egreja (Zipper Galeria). Quadros mais intimistas como a renda pré-colombiana (Passado Composto Séc. XX) e guaches Flexor arrematam o ambiente. Destaque a parte para o tapete da suíte máster, desenhado e executado pelo artista plástico Norberto Nicola.

 

Quanto aos revestimentos, o granito exótico Negro Indiano da Cosentino (Espirito Santo), o piso de peroba de demolição da Casa Vitrine Fortaleza e o ladrilho hidráulico da Ibiza representam a grandeza dos materiais nobres brasileiros. A palha trançada (Elisa Atheniense) do Biombo e da cabeceira do quarto criam aconchego.  Vale citar aqui a durabilidade dos itens empregados. O granito da Cosentino é impermeabilizado com Sensa que veda qualquer poro e impede manchas. A palha 100% poliuretano e a palha que reveste a parede da suíte é de poliéster e polipropileno. “A ráfia natural não seria adequada para um long stay porque ela desfia e a manutenção/ limpeza é bem mais complicada”, afirma Flávia Gerab.

 

O sofá é revestido com um tecido da Quaker Decor de alta performance, lavável. Não mancha com café, vinho nem caneta. O tecido passa por um processo tecnológico e inovador que constrói uma barreira de proteção em cada fibra. Essa barreira evita que a sujeira seja absorvida pelo tecido e, com isso, torna-se incrivelmente resistente às manchas mais difíceis de serem retiradas”

A laca dos móveis, da Ornare, possui sete camadas de tinta para criar uma grande resistência. O Dekton Fiord sintético da Cosentino, usado no banheiro, possui porosidade zero. A superfície do Dekton é uma das mais resistentes do mercado. Além da sua cor não alterar com o passar do tempo.

O ponto forte do projeto é a integração evidenciada pontualmente no sofá de sete metros e meio de comprimento da Breton que faz num só elemento a função de outros ambientes. O ponto de partida do sofá está no espaço de refeição integrado à cozinha, em seguida passa a ter a função de living e estar de leitura. Como pano de fundo, praticamente protagonista do ambiente, um grande painel interliga esse visual, invade na sua sequência a suíte máster e traz perspectiva para a cama do casal, apresenta uma paginação de desenhos côncavos e convexos, que sofrem ampliações de escala até definir a cabeceira. Criamos um “produto” que é brasileiro, mas também universal, onde a tecnologia e aconchego caminham juntos para criar um ambiente feito sob medida aos que buscam um lar e não uma hospedagem.

Mattar Tayar Arquitetura
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 182 Cj. 05 – Vila Mariana

Telefone: (11) 5082-3682
E-mail: contato@mattartayar.com.br

www.mattartayar.com.br

Instagram: @mattar_tayar.arq

Deixe um comentário