Novembro azul: Homem não é super-herói

21/11/2018
1137
Views

Por Ellen M. Senra

Novembro chegou, e, com ele a campanha novembro azul que faz uma promoção para que o homem perca o medo de fazer o exame capaz de detectar o câncer de próstata. Todavia, os veículos estão massacrando o assunto em todas as esferas e eu resolvi focar em outra esfera da saúde masculina, a esfera mental e emocional.

Pois é, pode parecer uma grande surpresa para alguns, mas homens choram, homens sofrem por amor, homens são inseguros, homens se descuidam da atenção ao cônjuge, homem tem depressão, homem sofre de pânico, TOC e tantas outras coisas, por isso, nas dicas da coluna desse mês vamos abordar a saúde mental masculina sim senhor. Então vamos às dicas:

  1. Sei que você gostaria muito (eu também), mas não somos super heróis, por isso, ao menor sinal de que as coisas não estão ok, converse, peça ajuda. Você não precisa ser forte o tempo todo.
  2. Seja no campo físico ou emocional, conversar pode ser um remédio e tanto, se for com um profissional que trabalha com o sigilo, ainda melhor;
  3. Tire um momento para si mesmo. Sim, para você, sem preocupação com esposa e filhos ou trabalho, um momento para fazer o que gosta, o que te distrai ou até mesmo inventar um novo hobby.
  4. Um tempo para os filhos é diretamente ligado a qualidade de vida, tenha sua academia, suas corridas ou qualquer outa atividade, mas não deixe os pequenos de fora da programação sempre.
  5. E a melhor dica fica para o final: Ao menos uma vez na semana a noite é do casal, portanto cerque-se de pessoas que possam viabilizar isso e aproveite a dois, nem que seja um jantar simples, mas com a certeza de que as crianças estão em boas mãos.

Esse assunto daria uns 3 artigos, no mínimo, por isso é bem provável que o assunto volte em breve por aqui,

Forte abraço e até a próxima!

Ellen de Oliveira Moraes Senra é Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental (CRP 05/42764)
Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa
Formação em Terapia Cognitivo Comportamental
Psicóloga Clínica voltada para o atendimento individual de crianças, adolescentes e adultos
www.facebook.com/PsicologaEllenMoraes
Tel.: (21) 97502-4033
ellenmsenra@gmail.com
Categorias:
Sem categoria

Não é possível comentar.