Novas configurações familiares e dicas para lidar de maneira assertiva com essa nova realidade

06/07/2018
218
Views

Por Ellen Senra

Olá, pessoal! Sou a psicóloga Ellen Senra e na coluna desse mês gostaria de deixar dicas úteis para aprender a lidar assertivamente com a atual demanda das novas configurações familiares que se apresentam para nós.

Antes de mais nada, julgo importante ressaltar que minha intenção aqui não é defender ou condenar uma determinada transformação pela qual a nossa sociedade passa nos dias atuais, mas sim auxiliar você, leitor, a compreender que essa realidade existe e que cabe a nós, enquanto responsáveis elucidar e propagar o respeito e o entendimento de nossos filhos sobre essas questões.

Antes de ir direto para as dicas, vamos considerar nesse texto as seguintes novas realidades:

  • O papai cozinha, a mamãe trabalha.
  • Criação uniparental (ser criado por apenas um dos responsáveis)
  • União homoafetiva
  • Participação em rotinas familiares
  • Participação na rotina dos filhos
  • Discordância de crenças religiosas na mesma casa
  • Demais assuntos continuam no próximo artigo…

Uma vez considerado os assuntos alvos de nossa atenção, vão aí algumas dicas de orientação, aceitação e, principalmente, de educação diante dos casos mencionados.

  1. Entenda, “o futuro já não é mais como era antigamente…” como bem dizia Renato Russo, natural então compreender que o presente também não e, independente de julgarmos como certo ou errado de acordo com a nossa ética pessoal, precisamos compreender que vivemos em sociedade e o respeito deve ser praticado sempre.
  2. Converse!!!! Mas Ellen, será que meu filho tem idade para compreender algo de tamanha complexidade? Ele pode até não compreender de fato, mas com quanto mais naturalidade você manejar o assunto, com maior facilidade seus filhos irão entender que algumas coisas são como são e ponto final.
  3. Educação vem de casa SEMPRE! Se você quer que o seu filho respeite as diferenças, seja de que cunho for, mostre a ele que essas diferenças devem sempre ser respeitadas, afinal, se você mostrar respeito, ele não tem porque fazer diferente.
  4. O maior aprendizado é realizado pelo exemplo e pelo diálogo aberto, não evite conversar em casa sobre assuntos desconfortáveis, eles fazem parte da vida e é de extrema importância que a assertividade faça parte da realidade familiar desde cedo.
  5. Aquilo que eu não concordo, eu mudo! É claro que aqui estamos falando de atitudes disfuncionais ligadas diretamente a você ou direcionadas para você e não sobre as escolhas alheias. Portanto pratique o fazer mais e o falar o essencial, desta forma você pode se defender e mostrar o que é importante para você sem desgaste emocional desnecessário.

Como o assunto é bastante polêmico, voltarei dando continuidade ao mesmo na próxima edição da coluna, até lá, espero que as dicas acima lhe auxiliem.

Um grande abraço e até a próxima!

Quer conversar mais sobre o assunto ou deixar suas próprias dicas e sugestões?

Me coloco a disposição pelo whatsapp e instagram: (21)97502-4033/ @psicologaellensenra

Ellen de Oliveira Moraes Senra é Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental (CRP 05/42764)
Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa
Formação em Terapia Cognitivo Comportamental
Psicóloga Clínica voltada para o atendimento individual de crianças, adolescentes e adultos
www.facebook.com/PsicologaEllenMoraes
Tel.: (21) 97502-4033
ellenmsenra@gmail.com
Categorias:
Família

Não é possível comentar.