Lavabos para você se inspirar

02/11/2019
777
Views

Da Redação

Os lavabos costumam receber uma atenção especial na arquitetura de interiores. Por ser um ambiente menor, usado por um curto espaço de tempo, permite apostas mais vigorosas e esteticamente impactantes, que não comprometem a decoração do restante da casa. “Além disso, nesse pequeno espaço, podemos ousar um pouco mais em materialidade, pois eles não têm a umidade e fluxo de uso de um banheiro completo”, observa o arquiteto Fernando Lima.

Projeto de Maycon Altera. Os lavabo são criados hoje para serem também um espaço instagramável da casa. Foto: Jomar Bragança

Projeto do arquiteto Fernando Lima em parceria com Pedro Haruf. Madeira traz um toque acolhedor e diferente ao espaço. Crédito da imagem: Dentro Fotografia.

Por tudo isso, o que temos visto é uma crescente dos lavabos cada vez mais ousados. E o mercado responde oferecendo produtos que deixam os projetos ainda mais inovadores. “É um ambiente onde posso surpreender meu cliente. Muitas vezes nem coloco no briefing e deixo por último no projeto, para que ele surja depois de muita conversa, num momento em que já o conheço bastante. E o que acontece é que eles adoram, pois reflito no lavabo o estado de espírito daquele cliente. E seus visitantes também se surpreendem. Já vi situações de um convidado chamar outro para conhecer o lavabo”, revela o arquiteto Maycon Altera, que já projeta imaginando quantas selfies serão feitas ali. Coisas da contemporaneidade.

Projeto Maycon Altera. A proprietária deste lavabo é escritora, por isso o arquiteto colocou uma caça palavras em uma das paredes e no restante, incluindo teto, tudo foi revestido em espelho fume. Foto: Jomar Bragança

Geralmente, o que dá a identidade do lavabo são as paredes, por isso é importante conhecer as diversas possibilidades. “Por não ter área molhada, os revestimentos aqui não sofrem tanto com desgaste, assim não necessitam ser completamente impermeáveis, mas ainda é importante manter alguns cuidados, como a limpeza e manutenção desses espaços. Aqui podemos utilizar papel de parede (aconselhável o vinílico), texturas e revestimentos especiais, e até mesmo tinta (lavável)”, enumera Fernando Lima.

Outro elemento de grande destaque é a cuba. “Os clientes amam a hora da escolha da cuba. Gosto de fugir do padrão e tentar chegar num design que realmente surpreenda”, avisa Maycon Altera.

No projeto assinado pela arquiteta Pauline Fonini Felin, a proposta foi criar um espaço de descontração, com foco em ressaltar a importância da obra artística como elemento de destaque na decoração. O lavabo, de 2,5m², mexe com as sensações por estar pintado de preto. A iluminação especial, por sua vez, confere um ar de galeria de arte e deixa claro: o quadro ali é o protagonista da composição, impressão realçada pela lâmpada AR 70 projetada sobre ele. Sobre a bancada, Pauline optou por uma torneira da linha Minimal Classic, da Meber, tanto pelo design quanto pela durabilidade do produto. Foto: Carlos Toigo

As arquitetas Luisa Hering e Mirela Dalmas, do A84 Studio, em Carlos Barbosa (RS), assinam o layout de um banheiro cujo desafio era revitalizar, ganhar amplitude e levar mais descontração ao cômodo de 3 m². O trabalho começou a ser executado com foco em dois aspectos: o funcional, ampliando o espaço, com a substituição da porta de giro por uma de correr e a troca de revestimentos e do mobiliário; e o efeito estético, optando pelo geometrismo no piso. O toque final é o pequeno quadro de moldura em arabesco azul, fixado ao lado do espelho, funcionando como elemento decorativo e ponto de atenção.Foto: Gilmar Gomes

Sobre a conexão entre o lavabo e o restante da casa, os profissionais avisam que não existem regras. “Sempre penso que as áreas de uso comum de um projeto devem seguir uma mesma identidade, mas isso não quer dizer que todas as áreas serão iguais, assim é possível ser mais ousado no lavabo e ainda seguir essa identidade”, opina Fernando Lima. O arquiteto Maycon Altera completa: “A construção do lavabo acontece de maneira bem solta e divertida. Mas é importante ter algum elemento que comunique com o restante da casa. O piso, por exemplo, pode dar essa característica de unidade com o restante do projeto”.

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.