Lar para desfrutar de cada cantinho e partilhar o amor

22/11/2018
237
Views

Da Redação
Fotos: Rafael Ranzo

Mesmo com localização privilegiada e áreas generosas, o apartamento ainda não atendia completamente as necessidades e os desejos da família, um casal com duas crianças. Para personalizar os ambientes e promover a interação de todos entraram em cena as soluções da arquiteta Nicole Finkel, do escritório Nicole Finkel Arquitetura e Interiores, que unificou os espaços e criou atrativos para que pais e filhos pudessem usufruir de cada local juntos.

O novo layout da ala social fez com que o home theater e o estar ficassem conectados, sem deixar de lado os momentos de privacidade que cada um requer.

A extensa varanda foi dividida em duas e ganhou diferentes funções: a parte maior recebeu uma área de estar com sofá e poltronas, além da mesa de jantar, próxima da churrasqueira.

Enquanto isso, o menor local concentrou os brinquedos das crianças, perfeito para que elas possam usá-los sem bagunçar o restante da casa, e um móvel com bancada de trabalho, pensado nos dias em que os moradores resolvem trabalhar em casa. “Um painel de madeira ripada com porta de correr separa os espaços sem isolá-los totalmente nem prejudicar a passagem de ventilação e iluminação natural”, comenta a arquiteta.

Para trazer praticidade ao apartamento e ainda dar à ideia de continuidade, o mesmo piso cobre os principais ambientes, caso do porcelanato com aparência de concreto. Em contraponto a esse material, a madeira aquece as áreas e rouba a cena no extenso painel de freijó que forra a maior parede do living, ocultando três portas, da entrada, do lavabo e do corredor que conduz aos quartos.

Convidativa e acolhedora, a sala de TV aposta numa marcenaria pensada nos mínimos detalhes. O móvel tem portas ripadas que escondem os aparelhos eletrônicos e deixam tudo organizado. Para arrematar o décor, o tapete cinza permite que as crianças sintam-se à vontade para sentar no chão. Mas também é possível curtir filmes e séries no sofá retrátil, que abriga todos com conforto.

A cozinha em formato corredor precisou ser bem explorada por apresentar uma metragem reduzida. “Revestimos o fundo dos nichos abertos dos armários planejados com espelho para dar uma sensação de amplitude”, explica Nicole. Em busca de um melhor fluxo para o cozinheiro, pia, fogão e geladeira ficam bem próximos, formando uma disposição em triângulo.

No dormitório da filha de oito anos, a arquiteta criou uma bancada onde a menina pode estudar e desenhar. Além da escrivaninha, o grande painel reúne prateleiras, nichos e quadro para a anotação dos recadinhos importantes.

Uma paleta com nuances terrosas permeou todo o quarto do casal. Seguindo a mesma linguagem atemporal da sala, o painel com dois tons de madeira abriga TV, prateleira e rack com portas ripadas para esconder os equipamentos de som e vídeo.

Dispor de uma banheira não é uma exclusividade apenas dos banheiros grandes. Nesse espaço de apenas 4,80 m², Nicole Finkel propôs um layout que permitiu ter uma hidromassagem, onde os pais e também as crianças podem relaxar e repor as energias. “Criamos uma iluminação especial com cromoterapia e para completar a sensação de conforto usamos um porcelanato que imita o visual e até as texturas da madeira”, continua a arquiteta.

Nicole Finkel Arquitetura e Interiores

www.nicolefinkel.com.br

@nicolefinkelarquitetura

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.