Garra: característica comum entre as “Tricotandas”

Por Andréa Giugliani
Fotos: Thayla Eluá 

Outro dia, ao conceder uma entrevista para a Rede Globo, através do Canal Futura, uma jornalista me deixou intrigada ao me perguntar qual era a característica mais comum entre as mulheres empreendedoras, que já haviam passado pelo Programa Tricotando Negócios.

Em questão de segundos, como que instintivamente, saiu da minha boca a palavra: GARRA.

A jornalista na hora se surpreendeu com a rapidez da minha resposta (até pareceu que tínhamos combinado isto, mas não, foi totalmente espontâneo) tanto que eu mesma pensei: Puxa! De onde eu tirei isto?!

Mais tarde, refletindo com calma sobre esse insight, percebi que não poderia ter dito algo melhor que; não haveria adjetivo mais apropriado para definir essas mulheres!

Em todas as histórias que presenciamos no Programa Tricotando Negócios, a garra dessas mulheres é o que mais me surpreende, e é o que tem feito com que o público assista ao programa e ainda comente as entrevistas nas redes sociais.

Os exemplos de garra dessas mulheres são muitos! Vão desde a garra para começar um negócio do zero, sendo que muitas vezes falta conhecimento aprofundado do assunto,  e que o sair “quebrando a cabeça” é o que mais acontece.

Garra para inovar e muitas vezes ser chamada de “maluca” ao ouvir milhares de vezes que aquele negócio não dará certo, e mesmo assim ainda há muita garra para continuar.

Garra para se transformar! Garra para errar e recomeçar!  Garra para ser feliz, se reinventando todos os dias!

Garra para abrir mão de muitas coisas de sua vida particular para se dedicar aos negócios! Garra para deixar de se dedicar com amor e empenho aos seus filhos e sua família, para empreender, empenhando longas e árduas horas de seu dia (e também de muitas noites) a fim de fazer o seu negócio dar certo!

Garra para enfrentar concorrentes desleais; normas governamentais injustas; dificuldade de acesso a créditos; funcionários e colaboradores ingratos; e mesmo assim, não esmorecer e nem diminuir a sua vontade de vencer!

Se isso não é ter garra, então não sei dizer o que é, mas o que sei é que essas mulheres são excepcionais em tudo o que fazem, seja no Brasil ou no exterior (aqui os desafios são ainda maiores, afinal há outras culturas em jogo).

É por tudo isto que me sinto muito orgulhosa e feliz sempre que percebo uma nova empreendedora rascunhando um novo Plano de Negócio, abrindo uma nova empresa, contratando pessoas para agregar ao seu time, fechando novos contratos, buscando conhecimentos e informações para seguir no caminho certo, enfim, lutando com muita garra para que esse novo “filho” venha a esse mundo empresarial com muita saúde e raízes bem fincadas que levarão ao sucesso.

Andrea Giugliani Negrisolo, advogada tributarista sócia do Giugliani Advogados, esposa do Vi, mãe de 8 bichos e do Lui. Apresentadora do Programa de TV Tricotando Negócios, Diretora de Internacionalização de Negócios do ITESCS,  CEO da Startup Link Us Now e do Coworking Incubeos.  

facebook.com/tricotandonegocios
Instagram: @tricotandonegocios @giuglianiadvogados @agiugliani

Artigo revisado por MAP Marketing de Conteúdo – www.mapcomunicacao.com.br

%d blogueiros gostam disto: