Estudar com os filhos é a nossa tarefa de casa

Por Lili Paiva

Sabemos que a participação dos pais na educação dos filhos é fundamental para o futuro escolar. Mas na prática não é o que vemos.  A escola está ocupando o papel dos responsáveis em relação a educação completa das crianças. Isso ocorre não por escolha das instituições e sim em função das circunstâncias que levam a isso.

Na prática, é mais grave do que parece. Por falta de tempo ou de discernimento, não há incentivo ao conhecimento que leva a um déficit de importância do aprender de forma afetiva. Cultivar esse espaço requer tempo e estratégia, principalmente se a criança for muito nova ou hiperativa. Por isso, sugiro cinco formas que podem ajudar nesses momentos.

  • Crie um lugar especial para o estudo.

É essencial que seu filho tenho um lugar apropriado para estudar. Evite estudar na cama ou sofá, aposte em uma mesa e uma cadeira que a criança fique confortável em um ambiente tranquilo, iluminado e limpo, onde ela não tenha distrações como televisão ou rádio. E lembre-se de desligar o celular completamente.

  • Administrar o tempo

O ideal é fazer um cronograma semanal com as maiores dificuldades da criança. Cada um tem seu ritmo de aprendizagem que deve ser respeitado e para isso nada melhor do que organizar períodos de estudo e descanso. Uma hora de estudo por dia com 15 minutos de pausa é ideal para crianças com dificuldade média de aprendizado. Mas é importante levar em consideração que essa média de tempo pode variar de criança para criança.

  • Use a criatividade para estudar

Crianças se entediam fácil, principalmente quando não estão gostando das atividades que estão fazendo. Buscar por novas formas de estudar, seja com música, vídeos, livros, experiências ou até brincadeiras, auxiliará os pequenos no conteúdo a ser aprendido além de aguçar a vontade de estudar todos os dias, já que não será algo maçante.

  • Estimule o interesse da criança em aprender

Sempre esteja por dentro dos assuntos acadêmicos, por mais que você não lembre a fórmula de Bhaskara e o que é uma onomatopeia. Procure novas formas como conversar com seu filho sobre acontecimentos importante da história nacional e mundial, use fatos do cotidiano para fazer referência aos estudos, isso estimulará o conhecimento do pequeno.

  • Brincar e descansar também fazem parte do aprender 

Vale ressaltar que independentemente do grau de dificuldade que a criança tenha para estudar, o tempo de brincar é essencial. A brincadeira permite que a criança faça descobertas por meio do lazer, fomentando a vontade de aprender e a criatividade. O descanso de 8 horas bem dormidas de sono favorece o cérebro que será melhor estimulado.

Lili Paiva é uma das maiores referências de moda e lifestyle do ABC Paulista. No Instagram, Lili tem invejáveis 270 mil seguidores a quem sempre transmite conteúdo do universo fashionista, desde looks básicos até as últimas novidades. Mãe da fofura Maria Clara, de 3 anos, com quem divide o espaço nos stories diários. Lili é advogada e é especialista em Fashion Law, que aborda particularidades do direito global da moda. 

Instagram: @lilipaiva – www.instagram.com/lilipaiva

www.keepasecret.com.br

#lilipaiva #influencer #influencerdemoda #moda 

%d blogueiros gostam disto: