Especialista ensina três dicas práticas de como confeccionar o enxoval dos sonhos para o bebê

17/04/2019
324
Views
Da Redação
Referência em design e decoração de ambientes infantis, Vanessa é a queridinha de mães como Angélica, Patricia Poeta, Adriana Esteves, Ticiane Pinheiro, Natalie Klein, Danielle Winits, Gabriela Duarte, Maythe Birman, Esther Safra, família Diniz, família Ermírio de Moraes, entre outras famosas.
Vanessa Guimarães, que começou como artesã na garagem de casa, se tornou uma referência no Brasil em design de produtos e decoração de ambientes infantis, tendo participado de inúmeros projetos de grande destaque e de diferentes perfis como fraldários, bebetecas, brinquedotecas, espaços sociais e eventos diversos, como Casacor, Fashion Weekend Kids (onde desenhou cenários inteiros), Feiras do setor e muitos outros.
Passou a assinar várias linhas de produtos que levam sua marca para o Brasil todo, iniciando com linha de tecidos, depois papel de parede, enxoval, quadros e acessórios, móveis, luminárias e tapetes. Nessa matéria especial, ela ensina 3 passos simples que acredito serem os mais importantes durante este processo de confecção e venda de enxoval para quartos de bebê e criança:

PASSO 1-  Inspiração e criação da peça

Neste caso, vou começar falando sobre criação de produtos.

Isso pode ser, para muitas pessoas, o mais difícil… Digo isso porque, para costurar, é preciso aprender as técnicas e se especializar, mas para criar, é preciso inspiração!

Minha inspiração para a criação da peça perfeita desde quando iniciei neste mercado e mesmo depois para criar as peças de minhas coleções, vinha de diversos lugares. Sim, de lugares até imprevisíveis!

Sempre tive um olhar para o belo, desde criança queria que o mundo fosse mais bonito e tudo o que via, imagina o que eu poderia fazer para que ele ficasse mais bonito. Sim, isso é verdade!

Flui aflorando este meu olhar conforme ia crescendo, e reparando cada vez mais em tudo à minha volta, em tudo aquilo que para muitos não enxergavam nada, eu via inspiração. Uma árvore, uma flor, um restaurante, uma loja, um aviamento, um filme….tudo! E a parti dali, unindo com mais e mais referências que buscava, criava minhas peças.

Minha sugestão para você que também cria e executa é que ative esse olhar para o belo, não só veja as coisas, ENXERGUE elas!

Muitas pessoas me falam que sentem dificuldade em inovar e ser criativa, e digo que para criar, primeiro você deve estar antenada às tendências, e no que está se passando no mundo, e segundo, que é preciso ativar e treinar este olhar para o mundo, e para o belo.

Sempre digo também para buscar referências, e não cópias. Vejo muito mais do mesmo por aí, produtos copiados e relançados por várias pessoas…

Claro, é legal ter alguém como referência para seguir, mas a partir do momento que você copia, você não cria a sua própria identidade. Você não coloca a sua personalidade naquilo que faz.

Na minha opinião, você deve pôr a sua “pitada”, do seu gosto, do seu jeito, e criar o seu bom gosto, a sua identidade, aquilo que você acredita, que é verdadeiro pra você. Porque o cliente vai ver a sua peça e produto e vai se encantar…. com você! E pelo seu talento.

Porque todas nós que estamos neste mercado podemos lançar tendências, então, acredite em você!

2° PASSO- Beleza

Acredito que a beleza de uma peça pode estar relacionada a vários fatores, como por exemplo, ao bom gosto, a qualidade do tecido e aviamentos escolhidos, aos detalhes dos acabamentos, a precisão da modelagem, e a delicadeza de como foi finalizado os arremates.

Apenas 1 desses fatores executados de forma ruim pode estragar todo o resultado, deixando a peça com aparência desleixada, mal feita e feia. E nós não queremos isso, não é mesmo?

Nós devemos ter sempre uma finalização perfeita, pois irá passar elegância, limpeza e beleza às peças.

A costura não é um processo rápido e muito menos simples, pois passa por várias etapas. Exige muita paciência, técnica e capricho. Qualquer pessoa pode aprender a modelar e costurar, mas finalizar uma peça com um acabamento perfeito vai depender do capricho de cada um.

Como disse, é algo que se consegue com paciência e dedicação. E a beleza neste caso é fundamental.

No meu ateliê, todos os pedidos que chegavam passavam por uma conferência, e antes de ir pra confecção, tudo que estava no pedido era avaliado e separado.

Todos os materiais necessários para a produção das peças como, os tecidos, os aviamentos, botões, zíperes, eram separados e colocados numa pasta com o nome da cliente, e só quanto estivesse totalmente completo e sem faltar nada ia para a confecção junto do controle com o prazo de entrega. Sim, o trabalho era enorme, mas essencial para quem trabalha com confecção. Desta forma organizada eu ajudava minha equipe na hora da produção das peças e evitava erros.

Outra coisa que sempre dei muito valor era com a limpeza das peças.

Independentemente do tamanho que for sua confecção, digo isso caso você trabalhe sozinha também…. A limpeza da peça é um fator imprescindível.

É preciso limpar as peças, e ser muito cuidadosa. Era muito triste quando uma peça chegava pra mim com fios puxados, soltos, embutidos… com total falta de capricho. Não podemos entregar para o nosso cliente absolutamente nada sem esse cuidado. É preciso olhar e avaliar a peça inteira e limpar tudo.

Também acho importante entregar para sua cliente a sua peça, se possível, muito bem passada e em perfeito estado.

Nada saia do meu ateliê sem antes ir para a passadeira.

3 PASSO- Embalagem

Uma embalagem adequada também é de extrema importância. Ela precisa ser a última conferência de qualidade da peça.

Uma aposta certa para valorizar o artesanato é o uso de uma embalagem linda e diferenciada. Fique atenta, porque a identidade visual do seu negócio vai muito além dos produtos.

Aposte em uma embalagem que remeta à sua identidade visual e que, ao mesmo tempo, combine com o produto. Uma embalagem poderosa e um laço bem lindo e bem feito faz toda a diferença!

Ah, e se puder, envie ou entregue para o seu cliente algum mimo, algo que ele nem estava esperando…. e coloque também um cartão lindo de agradecimento. Ele, sem dúvida, ficará encantado!

Excelência no trabalho. Essa deve ser a sua meta.

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.