Enfim as Férias!!!

25/07/2018
244
Views

Por Renata Florêncio Robles

Criar um filho é sempre difícil, seja ele deficiente ou não. Os pais sempre têm dilemas, preocupações e, claro, muitas alegrias que compensam isso tudo. Se você já ouviu um pai dizer o quanto é gratificante um sorriso do seu filho e entendeu o que isso de fato significa, poderá imaginar o quanto é maravilhoso para pais de crianças com deficiências acompanharem cada avanço de seus filhos. É como ser presenteado todos os dias com pequenas conquistas.

Digo isso por que as férias é um dos momentos mais esperados do nosso Mateus,10 anos, portador da síndrome de down ? . Um tempo em que aproveitamos ao máximo o período com a nossa família. Toda terapia, escola, atividades extras ao longo do ano são importantes sim… Mas, vejo que as férias têm o seu valor! Pois é um momento deles, onde podemos levá-los aos parques, cinema, shopping, cidade da criança etc. Você pode estar pensando: como uma criança especial pode usufruir de tudo isso? Pode sim e tem muitos direitos bem legais na maioria dos lugares. Tudo depende da administração do local.

Sim, as crianças especiais têm alguns direitos preservados e facilidades em locais públicos de lazer!

Esse é um lado importante das férias, porque nesses passeios é onde vemos os avanços na: independência, segurança, equilíbrio, as palavrinhas novas saindo enfim férias é “momento de terapia”.

Nosso Mateus ama parque temático! Na maioria deles as crianças especiais e/com deficiência tem desconto ou até mesmo isenção na entrada. Volto a dizer que tudo depende da administração do local. A verdade é que muitas pessoas e lugares hoje em dia ainda precisam se atualizar sobre os direitos da pessoa com deficiência e se preparar para recebê-las.

O acompanhante da criança especial, em alguns lugares, paga meia entrada. Nos brinquedos a entrada sempre é preferencial, não precisamos ficar nas filas. Afinal, eles não tem paciência de ficar esperando aquelas filas gigantescas. Então, caminhamos até a saída do brinquedo e o atendente já nos libera para entrar. Funciona igual ao Fast Pass, pulseira individual e intransferível, que dá direito a alguns acessos (fast pass é pago além do passaporte) mas ainda os especiais passam na frente do fast pass, pois é preferencial!

Onde tem personagens para tirar fotos funciona da mesma forma. Sempre que levamos o Mateus é uma experiência incrível e encantadora, ele gosta muito dos personagens, e eles são sempre muito atenciosos. Quando vêem que estamos ali para entrar, chegam a vir até nós para abraçar, brincar e dançar com o Mateus.

Na última vez que fomos ao Beto Carrero World, vi até um deles cochichar no ouvido do Mateus e eles conversaram rsrsrsrs . Não tem preço proporcionar essa alegria! Esses momentos – tenho certeza que – ficarão guardados na memória do meu filho.

Enfim, criança especial também passeia, curte montanha russa, gosta de personagens, de filmes etc.  “Mães e Pais! Não deixem de levar seus filhos para passear, nem que seja na praça do seu bairro. Esse é o momento deles, sempre existirá um bom proveito em tudo. Criança especial não pode apenas passar o ano em salas de terapias e na frente da Tv. Eles amam viver, curtir a vida, assim como todos nós!

Ao decorrer da vida, lutamos e corremos para que nossos filhos sejam independentes, para que aprendam a ser confiantes e para que nunca, jamais, duvidem do seu potencial. E se em algum momento tiver medo e olhar para trás pensando em desistir, esse momento passa em alguns segundos.
Respire fundo e siga em frente!

Não, eu não posso guardar em um potinho! Tenho que te preparar para vida mesmo sabendo que ela pode não ser tão legal com você. Tenho que ter a consciência que, talvez, as pessoas daqui a alguns anos continuem presas em sua ignorância e preconceito insistindo para que você se “encaixe ” no padrão que elas acham que seja o correto!

Que suas emoções nunca parem de sinalizar! Quem for importante estará lado a lado com você. Hoje e sempre!

Renata Florêncio Robles é casada com o Willians, mãe de três meninos: Igor, Mateus e Felipe.
rewill.robles@yahoo.com 

Categorias:
Família

Deixe um comentário