Empreenda com propósito e seja feliz!

Por Alessandra Spagnol

Em minha atuação como Coach, ouço muitas histórias de pessoas, em especial das mulheres, que querem mudar de carreira, largar tudo e buscar um sonho antigo ou que desejam empreender em busca da felicidade. A maioria das pessoas acredita que o único caminho para ser feliz com seu trabalho é empreendendo, talvez por isso o sonho de empreender seja o quarto na lista de desejos dos brasileiros (GEM 2016).

Mas será mesmo que empreender é um caminho para a felicidade?

Para começar a pensar sobre essa tal felicidade, é preciso primeiro entender o que ela significa em sua vida, pois ela é uma percepção muito particular e individual. O que me faz feliz, pode não fazer o menor sentido para você e vice versa. Uma definição de felicidade que eu gosto muito é a de que FELICIDADE É UM ESTADO DE CONSCIÊNCIA PLENAMENTE SATISFEITA, então vamos usa-la para nos ajudar a compreender como o empreendedorismo pode trazer felicidade às nossas vidas.

Sabe aquele talento pelo qual você é reconhecido por muitas pessoas? Aquela habilidade que você tem e que todos o elogiam? Aquilo que você ama fazer e se sente realizado quando faz? Então, talvez esse seja um bom caminho para refletir sobre o que você pode fazer, em que deve investir seu tempo, esforço e dinheiro.

Empreender com propósito tem a ver com autoconhecimento, com a consciência de que tipo de marca ou legado você quer deixar para o mundo (entendendo como mundo aquele círculo de pessoas com quem você convive, sua família, comunidade e a sociedade a sua volta).  É ter clareza de onde se quer chegar, entendendo o caminho e focando sempre no motivo de tudo isso (propósito). É acordar todas as manhãs com a certeza de que está percorrendo a SUA trilha de sucesso.

Quando você tem um propósito claro para a vida e para os negócios, a maneira como encara os obstáculos e dificuldades do caminho é menos densa, há um porquê em tudo que se faz. O foco é naquilo que você deseja e não nos problemas que encontra no percurso. Aquilo que te faz acordar todos os dias será o combustível para encarar os desafios, fazer escolhas e tomar decisões importantes e desafiadoras.

Tente responder a essas 4 questões e reflita sobre o seu propósito como empreendedor:

                – O que eu sei fazer bem?

                – O que eu amo fazer?

                – O que eu faço muda o mundo?

                – O que eu faço interessa às outras pessoas?

Fica o meu convite para que você se desafie a empreender com propósito, não só em seus negócios, mas em sua vida. Desligue o piloto automático e esteja 100% presente e consciente em cada momento de sua vida. Assim você poderá desfrutar de cada pequena conquista e celebrar com alegria cada vitória. Isso irá te fortalecer para seguir e fará você perceber que a felicidade está no caminho percorrido e não apenas na linha de chegada.

Alessandra Spagnol:

Psicóloga e Coach de carreira e empreendedorismo. Certificada pela NeuroLeadership Group, através da metodologia de Coaching para resultados. Consultora e facilitadora certificada pela ADIGO, trabalhando grupos através da antroposofia. Formação em Psicologia pela PUC com MBA em gestão e desenvolvimento de pessoas. Mais de 18 anos trabalhando com desenvolvimento de pessoas, dentro e fora do ambiente corporativo. Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora e mãe de uma princesa de 3 anos.

%d blogueiros gostam disto: