Em Malhação, Roberta Santiago viveu personagem que lutou contra o preconceito racial

10/03/2018
888
Views

Por Carolina Bozzi
Fotos: Faya

Roberta Santiago Lacerda Mattos tem 36 anos e mais de 20 de carreira. A carioca, formada pelo grupo “Nós do Morro”, da zona sul do Rio, já participou de diversas novelas da #record, entre elas “Chamas da vida” e “Os Dez Mandamentos”. No teatro, fez quatro peças. No cinema, seis filmes, entre eles, “Tropa de Elite”.

Roberta também é integrante do grupo musical “Melanina carioca” e, atualmente, marcou presença na #tvglobo na novela #malhação com a personagem Nena, onde interpreta uma mulher pobre e negra que se dedica para cuidar dos filhos Anderson (personagem do ator Juan Paiva) e Ellen (interpretada por Heslaine Vieira). Juntos, a família Rodrigues tenta lutar contra o preconceito racial e social que sofrem na novela.

Roberta deu uma entrevista exclusiva para a Revista Vida Prática, onde contou mais sobre a carreira e relatou a experiência de viver essa personagem.

Vida Prática: Como você começou sua carreira? Com quantos anos?

Roberta: Quando eu fiz 15 anos me mudei para o Vidigal, zona sul do Rio de Janeiro. Assim que cheguei fiquei sabendo, por meio de uma prima, que o Guti Fraga estava abrindo uma turma nova no grupo de teatro Nós do Morro. E como eu ainda não tinha a minha personalidade formada e fazia tudo que a minha prima falava, fui praticamente obrigada por ela a entrar no teatro. Que pavor (risos)! “Como eu ia fazer isso?”, eu me perguntava. Eu era pacata, tímida e não tinha noção do que estava me esperando naquele lugar. Relutei, viu?! Tive medo, vergonha, quis fugir do palco… Mas agradeço à minha prima Rosana Barros, ao Guti Fraga, à Zezé Silva… E todos aqueles que acreditaram em mim, e me incentivaram a seguir nesta arte maravilhosa! Hoje sou apaixonada pelo que faço, e não me vejo fazendo outra coisa que não seja arte.

Vida Prática: Você sempre sonhou em ser atriz? E cantora?

Roberta: Quando eu morava no interior do rio, com aproximadamente 11, 12, 13 anos, por aí, eu colecionava recortes de revistas e jornais, fotos de atores que colocava em uma pasta. Glória Menezes, Tarcísio Meira, entre outros… Acho que ali já existia amor pela arte que eu nem sabia. Com essa idade eu também ouvia muita música em casa, de Roberto Carlos à Sandra de Sá. E quando entrei no Nós do Morro, fiz muitos musicais. E logo depois já estava fazendo parte da banda Melanina Carioca e viajando pelo Brasil cantando para milhares de pessoas.

Vida Prática: Quais são seus planos futuros? Você pretende atuar em mais novelas?

Roberta: Quero realizar alguns projetos meus com música e teatro. Quero continuar me desafiando como atriz em novelas, no cinema e continuar trabalhando com qualquer coisa que envolva a arte.

Vida Prática: E no cinema? Como foi sua experiência?

Roberta: Fazer cinema é algo maravilhoso! Tive algumas experiências boas com filmes como “Tropa de Elite”, “Anjos do sol”, entre outros. O “Tropa” foi bem desafiador viu?! Eu lembro de estar ensaiando para ser torturada pelos policias e tendo que colocar saco na cabeça, apanhar… Foi incrível para a minha bagagem como atriz. Quero fazer mais cinema!

Vida Prática: “Os Dez Mandamentos” foi um grande sucesso. Como foi a experiência de atuar em uma novela com enorme audiência?

Roberta: Realmente foi uma novela marcante e que está passando ainda em vários países, né?! Eu amei fazer parte dessa novela porque, além de ter sido tudo tão grandioso, os cenários, os figurinos, a cultura, a minha personagem Karoma era completamente diferente de mim. E ela tinha uma história bonita de amor, de cumplicidade, era mãe. Foi realmente um presente!

Vida Prática: E atuar em “Malhação”? Como está sendo?

Roberta: Está sendo uma experiência maravilhosa, e está sendo também uma grande responsabilidade, pois hoje temos uma família negra na “Malhação – Viva a diferença”, que está representando diversas famílias brasileiras. Então viramos referência para cada um que nos assiste. O Cao Hamburger foi muito feliz em dar início a este projeto, mostrando essa mistura brasileira, e deixando o povo se ver representado. Sem falar na relação maravilhosa dentro e fora de cena que tenho com a Heslaine Veira e o Juan Paiva, que interpretam os meus filhos, e a Ju Colombo, que faz a minha mãe… Parecemos mesmo uma família, a família Rodrigues! E tantos outros colegas maravilhosos que estou tendo a oportunidade e o prazer de trabalhar. É… realmente sou muito privilegiada e feliz por fazer parte especialmente dessa temporada de “Malhação”!

Vida Prática: Atualmente, como está sua rotina?

Roberta: Gravação, curso de teclado, inglês, shows com a banda Melanina Carioca… E assim vou vivendo, feliz em estar trabalhando com o que eu amo!

Vida Prática: Como você faz para conciliar a agenda cheia com um tempo livre com a família e os amigos?

Roberta: A gente sempre dá um jeitinho para ficar perto de quem a gente ama, né?!

Vida Prática: O que você gosta de fazer nas horas livres?

Roberta: Ir ao cinema, ler um bom livro, ir ao teatro, dançar e visitar a minha mãe, irmã e os meus sobrinhos no Vidigal – ou carregá-los para a minha casa para ficarmos bem juntinhos. Sou muito família! E tudo o que eu puder fazer para estar perto deles, eu faço!

Vida Prática: O que você faz para tornar sua vida mais prática?

Roberta: Como não tenho muito tempo para ficar em casa e cozinhar para mim, eu preciso de algo rápido, certo?! Então eu faço arroz e congelo, vou à feira e compro os legumes já cortados, compro frango e já o deixo separado na quantidade que eu vou comer durante a semana e o congelo, também. Isso também serve em relação a viagens. Se eu viajo para fazer três shows no final de semana, já separo o look inteiro. Ou seja, a blusa tal com a calça tal, o sapato tal e o brinco tal. E como os shows são muito tarde, fazer isso me dá mais tempo para dormir e não tenho que ficar me preocupando na hora o quê vai combinar com o quê, entende?! Sou bem prática!

Vida Prática: Qual o seu segredo de beleza?

Roberta: Não tenho um segredo específico. Não sou paranoica com beleza. Confesso que eu não era muito vaidosa, mas hoje não saio sem um brinco. Gosto de usar uma bela maquiagem, um bom perfume, e me olhar no espelho e falar: “Nossa, tô gata!”.

Vida Prática: Qual o seu maior sonho?

Roberta: Continuar trabalhando com o que eu mais amo: a arte.

Vida Prática: O que te motiva?

Roberta: Estar viva, com saúde e buscando sempre fazer o meu trabalho com amor e verdade.

Vida Prática: O que te faz sorrir?

Roberta: Ver a minha família sorrindo.

Vida Prática: O que te faz chorar?

Roberta: A violência.

Papo Rápido:

Para você, praticidade é… Adiantar as coisas e não deixar que elas virem um caos.

Um livro: “Um defeito de cor”, da Ana Maria Gonçalves.

Sua marca registrada: Ser atenciosa.

O que não falta na sua nécessaire: Perfume.

Para você, sucesso é… A consequência de um trabalho feito com amor.

Prato preferido: Gosto de muitas coisas, mas amo siri!

Um lugar para viajar: Qualquer lugar, desde que eu esteja bem acompanhada.

Acompanhe a atriz nas redes sociais. Siga o Instagram @santiagoroberta

 

Categorias:
Bem-estar

Deixe um comentário