Diversas razões para você fugir das dietas milagrosas e manter o foco na alimentação saudável

03/01/2019
236
Views

Por Sthefanye Gritti Legori

Nutrição não é a ciência do emagrecimento. Ou do corpo escultural, comidas integrais ou das dietas malucas, que, na verdade, não têm efeito algum, pelo menos a longo prazo. As dietas milagrosas que pregam a perda de 8 kg em um semana caem todas por terra.

Nutrição é conseguir se manter saudável a longo prazo e fornecer ao corpo o que ele precisa para viver bem. Estes são hábitos que devem acompanhar o ser humano SEMPRE e que levam em consideração muitos fatores além da alimentação em si.

Quer emagrecer? Para que fazer dieta sofrendo? Corrija hábitos.
Me questionaram: Sthefanye, você sofre para manter sua alimentação?
Respondo um NÃO bem grande.

E se para você fazer dieta, exercícios físicos é sofrer, desculpe, sinto em lhe informar que está no caminho errado. Ou melhor, com o pensamento equivocado.

Penso que o prazer é se manter saudável. Não tenho prazer algum em colocar uma bolacha recheada em minha boca e está tudo bem. Só posso cometer esse deslize no caso de visitar a minha avó e ela servir. Não vou cometer essa desfeita, não é mesmo, só que também não preciso comer o pacote todo. Tenho prazer em comer um legume e uma carne, arroz e feijão.  Sei o caminho que os alimentos vão tomar na minha fisiologia. Estudei bioquímica e muitas outras matérias muito importantes. Resultado? Não dá para ver o corpo como um saco de lixo! Desculpe, mas valorizo não só o meu corpo, como o dos meus filhos e familiares, além do corpo de todos os meus pacientes muito mais. Muito mais mesmo!

Volto a dizer cada um é cada um. A dieta que funciona para Ciclano pode não funcionar para Beltrano. E aqui vale lembrar que a palavra “dieta” está sendo usada no sentido de hábito alimentar, indiferente se é para emagrecimento, ganho de peso ou qualquer outro objetivo.

Tem gente que gosta de acordar com uma tapioca de peito de peru, um mamão e um iogurte orgânico. Ótimo! Mas tem outro que gosta de acordar com um pãozinho com requeijão, leite com café e nem curte frutas. Maravilha também!

Ser vegetariano, vegano, ayurveda, entre tantos estilos de vida, isso não é questão de certo ou errado. A melhor dieta é a que você consegue seguir.

E pode contar com a Nutri aqui para encontrar um ponto de equilíbrio.

Sthefanye Gritti Legori é mãe de um casal e nutricionista, com especialização em Nutrição Esportiva. Tel. (11): 973210276

 

Categorias:
Bem-estar

Não é possível comentar.