Descolada, bem preparada e antenada com as redes sociais, Sofia Menegon inicia carreira como youtuber

Por Maria Cláudia Aravecchia Klein
Fotos: Divulgação/De Sofia

Sofia Menegon começou em janeiro deste ano o canal De Sofia, no YouTube, que já conta com quase dez mil inscritos, e vídeos sobre veganismo, feminismo,esoterismo, sexo e lifestyle.

Suas produções são feitas, geralmente, em sua casa, onde seus cães protagonizam momentos de extrema fofura, além de contar com participações especiais de seu companheiro, Márcio, e alguns familiares. Em suas redes sociais e, semanalmente em seu canal, Sofia questiona padrões de beleza, pressão estética, fala abertamente sobre sexo e sexualidade, saúde e bem estar, feminismo, espiritualidade e esoterismo, sempre com a leveza que tem em sua própria vida, atingindo vários públicos que interagem com ela, criando, até mesmo desafios (que ela adora encarar!!!).

A influencer digital Sofia Menegon nasceu em 16 de dezembro de 1992, na cidade de São Paulo. Filha de Alfredo H. Gonçalves e Cristina de Menezes Gonçalves, ambos empresários, ela passou a maior
parte da infância, no bairro da Freguesia do Ó, zona Noroeste de São Paulo. “Naquela época, até meus 12 anos, sonhava em ser veterinária, bióloga ou dentista. Me imaginava uma adulta livre, com muitos cachorros e uma caminhonete para pegar a estrada. Bem sagitariana mesmo!”, relembra.

Foi apenas quando se mudou para Barueri, que começou a sonhar com uma carreira como jornalista ou apresentadora de TV. Na época, ainda não se ouvia falar na carreira de Youtuber ou digital influencer. “Saindo da escola, passei pelas faculdades de jornalismo, cinema, teatro e até educação física. Mas apenas finalizei a de Administração, pela PUC-SP. A gente vai passeando por lugares sem imaginar que, um dia, todos serão importantes para realizarmos o nosso propósito e foi o que aconteceu comigo”, conta.

Início nas redes sociais…

“Eu produzo conteúdo para Instagram e Youtube há aproximadamente três anos. No entanto, encarava isto como um hobby, conciliando sempre com o trabalho em uma empresa de logística. Existe uma grande dificuldade, por parte das influencers iniciantes, em compreender o trabalho nas redes sociais como trabalho. Eu mesma consegui entender isso apenas há cerca de seis meses, quando passei a me dedicar exclusivamente a isso.

Canal no Youtube: De Sofia

A produção de conteúdo no canal da Sofia é intensa: ela participa de todas as etapas, desde as reuniões de pauta até o acompanhamento do desempenho do vídeo, porque isto, segundo ela, traz muito prazer e realização. “É maravilhoso poder participar de todo o processo de criação, captação, edição e pós. Mas o grande fator que me motiva a realizar esse trabalho é a possibilidade de levar conteúdos transformadores para as pessoas. No “De Sofia“, falamos sobre temas que muitas vezes são considerados tabus e percebemos que, ao utilizar uma linguagem não violenta, somos capazes de gerar reflexões e desconstruções na forma de pensar dos nossos espectadores. É verdadeiramente gratificante tocar o outro e observar os resultados disso!”.

Quando pergunto sobre o que mudou do escopo inicial em detrimento da audiência e do seu público? Ela diz que inicialmente, eram quatro pilares principais: maquiagem, esoterismo, feminismo e veganismo. “Ao longo dessa jornada, fomos descobrindo que o nosso público carecia de temáticas que, além de levar informações, contassem histórias. As espectadoras queriam enxergar as mulheres que habitavam o outro lado da telinha. Estamos nesse processo de ajuste do nosso conteúdo para atender um público que também ganhou elasticidade em termos de faixa etária.

Ou seja, o canal comprova o sucesso do storytelling – temas informativos, ricos em conteúdo – contados por meio de histórias 

E como está a vida da Sofia agora? 

“Estou ainda vivendo o processo de transição de carreira com todos os desafios que esse período pode proporcionar. Mas já consigo compreender melhor o universo no qual estou inserida, estabelecer metas e elaborar estratégias para alcançá-las. Então, posso dizer que estou com a vida organizada, planejada e, principalmente, me sentindo realizada com o caminho que decidi trilhar nesse momento. É evidente que não é apenas glamour e alegria. Por trás de cada postagem e cada vídeo, há muito suor e dedicação. Sou grata, no entanto, de ter comigo mulheres que também acreditam no meu sonho e trabalham diariamente  para que ele aconteça”, conta ela sobre a equipe.

Assim como outras influenciadoras e youtubers, administrar o tempo conectada não é muito fácil, ainda mais com plataformas que trabalham com algoritmos e métricas.”Essa é a parte mais desafiadora, porque muitas vezes é difícil separar lazer de trabalho no que diz respeito às redes sociais e todo o universo digital. Tento estabelecer uma agenda de afazeres para poder compreender o que é do trabalho e o que é da vida pessoal. Também converso abertamente com os meus seguidores, explicando que o que fazemos por lá é um trabalho e, como tal, exige que tiremos folga e férias. Sinto que há uma compreensão grande por parte deles, mas ainda há a pressão das métricas, uma vez que as plataformas cada vez entregam nosso conteúdo para menos pessoas. É como administrar uma empresa: há muita responsabilidade e muito trabalho. Entretanto, com muita organização e planejamento, consigo tempo suficiente para investir no ócio criativo, lazer e na minha vida pessoal”, desabafa.

E, para ter uma vida mais prática, ela diz que mudou seu estilo de vida e trabalho. “Ter uma agenda, usar planilhas e estabelecer metas nunca fez parte da minha rotina, até muito recentemente. Me vi em meio a um caos muito grande que gerou crises de ansiedade. Foi então que comecei a entender a importância desses instrumentos. Uma vez que você consegue fazer um planejamento bem estruturado, tudo fica muito mais prático. Para isso, também conto com um time de mulheres bastante organizadas e que me auxiliam nesse processo. Mas, posso falar? Nada faz a vida ser mais prática do que olharmos para ela com leveza. Assim, também conseguimos ter muito mais jogo de cintura para lidar com possíveis imprevistos”, conclui.

Para conhecer mais, siga a Sofia:

Instagram: @sofiamenegon

YouTube: http://abre.ai/canaldesofia

#desofia #vidadigital #influencerdigital #canal #canalnoyoutube #youtuber

%d blogueiros gostam disto: