Decoração feminina e soluções para ampliar os espaços

02/11/2019
549
Views

Da Redação
Fotos: Luís Gomes

Localizado na zona sul de São Paulo, o apartamento entregue pela construtora pertence a uma jovem de 25 anos, que mudou-se da Baixada Santista diretamente para São Paulo. Pensando em uma vida nova e seguindo os sonhos que motivaram sua chegada definitiva à capital paulista, moradora e seus pais, que a presentearam com o imóvel, buscaram os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, para comandar a reforma do primeiro apê. “A ideia foi desenvolver um projeto urbano e feminino, já que nos encantamos pela personalidade da cliente“, comenta Erika.

O apartamento, com apenas 55 m², teve todos os cantinhos explorados para atender todas as solicitações da cliente: espaço para receber, integração e privacidade, closet, penteadeira e o máximo de espelhos possíveis.

A estante, executada com a combinação de serralheria e marcenaria planejada, é a protagonista da sala de estar. Além de receber os objetos decorativos que respondem aos gostos e estilo da moradora, a peça também assume, com muito estilo, a divisão entre a área social e o dormitório. “Ao intercalar nichos vazados e cheios, o ambiente ganhou em leveza, modernidade e dupla sensação de privacidade e integração que a jovem tanto queria”, afirma Erika. A base neutra garantiu que as pitadas de cores fossem ressaltadas, como nas almofadas e tapete.

Inicialmente, a planta do imóvel era segregada, contava com uma cozinha e uma suíte, mais a varanda, tudo no contrapiso. “Eliminar a varanda e reformular todo o layout foram as prioridades”, conta Renato. O piso vinílico, no sistema ‘click‘, foi instalado em todo o apartamento para criar unidade no projeto.

Logo na entrada, o painel na parede, executado em drywall, chama atenção com suas fendas que montam um mosaico irregular e moderno e se estende até a porta do lavabo. Sobressaindo ao branco, os arquitetos escolheram um dos triângulos para receber o tom de verde que traz vivacidade ao décor. Pensando na versatilidade, o buffet, executado com tampo de vidro, rodinhas e marcenaria, também pode se transformar em uma estação de trabalho e estudo com um simples empurrão.

O painel da TV recebeu muito mais que a incumbência de receber o eletroeletrônico. O espelhado colabora para a ampliação do ambiente e suas divisões ainda servem como armário de roupa, sapateira e organização de materiais de serviço.

Para a iluminação, os profissionais trabalharam para valorizar cada detalhe. “Os spots foram posicionados para fazer a diferença e proporcionar a sensação de aconchego“, completa Renato.

A pequena cozinha, que ocupa o lugar do que era varanda, revelou-se funcional. O módulo que fica sob a pedra, acomoda forno e maquina de lavar louças e, sobre a pia, o armário superior acomoda o escorredor de louças, deixando espaço livre para utilização na bancada. O Back-splash tem revestimento em chevron nos tons rosa, cinza e branco – cores favoritas da moradora.

Multiuso, a mesa de jantar, acompanhada pelas banquetas altas, funciona para as refeições do dia a dia e para os convidados da jovem. A estrutura de ferro com o tampo de vidro combina com o modelo alto e contemporâneo da peça. “A mesa foi posicionada para também delimitar os espaços, já que não existe diferença no piso”, destaca Renato. Os pendentes rose gold foram aplicados para deixar a composição ainda mais jovem e delicado.

Os profissionais projetaram um cantinho para humanizar o apartamento. Por ter uma grande entrada de luz natural, as plantas puderam participar do décor e deixar o imóvel cheio de vida. “Priorizamos a área mais iluminada e próxima da janela para produzir um refúgio dentro do próprio lar, além de ser perfeito para receber“, explica Erika. As persianas foram instaladas para regularem a entrada de luz do frontão de vidro. Por ser estrutural, a viga não poderia ser retirada ou modificada.

 

Andrade & Mello Arquitetura e Interiores

Formados em Arquitetura, Renato Andrade e Erika Mello são sócios-fundadores do escritório. Em 12 anos de trabalho, somam mais de 100 projetos entregues com a certeza de terem proporcionado aos seus clientes todo profissionalismo nas intervenções realizadas. Além de atuar nos projetos, devotam suas experiências profissionais ao ensino: ambos respondem como professores titulares do Centro Paula Souza e lecionam disciplinas no curso técnico de Edificações.

www.andrademelloarquitetura.com.br

@andrademelloarquitetura

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.