Corrida do bem: Todos pelos passos da Duda

24/09/2018
243
Views

Por Paula Milani Bertola

Escrevo hoje um texto muito especial sobre um evento que foi lindo! Aproveito para trazer a história da pequena Duda pra vocês!

No dia início de setembro tivemos nas redondezas do Shopping Metrópole a corrida “Todos pelos passos da Duda”, a corrida da Duda está na sua segunda edição, e é uma prova diferenciada no calendário de corridas da região. É uma prova muito bem organizada e estruturada e que conta com o apoio de diversas empresas e amigos. Na verdade, mais do que uma corrida é uma ação social que tem o objetivo de auxiliar o custeio dos tratamentos da Dudinha – o Projeto “Todos pelos Passos da Duda” é uma corrente do bem!

A Duda é uma menina de 7 anos que nasceu com uma doença rara chamada de translocação do cromossomo 8. Ela não anda, não fala e apresenta algumas dificuldades (como deficiência visual), mas tem uma coisa que ela faz muito bem: SORRIR!!! ÊITA MENINA QUE GOSTA DE SORRIR!

Apesar das deficiências e das dificuldades a Duda tem apresentado uma evolução incrível. Faz pouco mais de um ano que o pessoal da FreeRun Sports acompanha o desenvolvimento da Duda.

Conheci a Karina (mãe da Duda) durante as inscrições para a primeira edição da corrida, que aconteceu em setembro de 2017, e de lá pra cá Duda parece outra criança. Já engatinha, senta sem apoio, consegue ficar em pé e até já está dando os primeiros passos com auxilio!

O dinheiro arrecadado com a corrida é destinado ao tratamento médico da nossa gatinha, a Duda faz acompanhamento no Chile com o Dr. Ramón Cuevas – o CME (em Português, método dinâmico de estimulação cinética) – cada temporada de tratamento tem duração de 2 semanas e o custo aproximado de R$ 30 mil reais. Pra vocês terem ideia o tratamento é tão eficiente que na primeira temporada da Duda no Chile, com duas semanas de terapia ela conseguiu sentar.

Sentar, pode parecer uma alegria boba para nós mães, mas pra Karina foi uma das grandes conquistas da Duda entre  tantas outras vitórias que envolvem a vida da nossa pequena, do Adriano, da Karina e de toda a família.

Por isso e por tantas outras coisas que eu não consigo colocar nesse texto, que a corrida “Todos pelos passos da Duda” é uma celebração ao amor e à solidariedade. Esse ano foram mais de 2 mil participantes. Tal sucesso se deve a essa corrente de afeto e energia positiva.  São tantos pontos positivos a destacar – a organização, que com o auxílio do Shopping Metrópole deixou a corrida entre uma das mais bem organizadas que participamos esse ano, o percurso plano também foi outro ponto de destaque (tivemos uma corrida rápida e perfeita na qual corredores amadores de toda a região pudessem melhorar suas marcas pessoais – seus Recordes Pessoais (RP) com uma ação social.

Como retribuição à todas as conquistas da Duda e ao sucesso da corrida, os pais dela arrecadaram uma quantidade imensa de alimentos para entidades carentes da região.

E como uma coisa leva à outra, já estamos engajados em uma nova causa, uma nova Corrida que tem como objetivos dar Asas pra mais uma gatinha, a Isabela que também faz tratamento com o Dr. Ramon. A corrida será no dia 25 de novembro  –  o nome é “Asas para Isabela” e acontecerá em Ribeirão Pires.

Pra quem tiver interesse em participar e ajudar o link é https://www.facebook.com/asasparaIsabela

Paula Milani Bertola tem 35 anos, é casada e mãe da Maria (13 anos) e da Livia (10 anos). Formada em Educação Física, com pós-graduação em Fisiologia do Esporte com foco em treinamento esportivo, é atleta de corrida, natação e ciclismo!! Ou seja, triatleta! Hoje, ela é técnica de corrida e proprietária da FreeRun Sports. Mais informações: paulabertola@gmail.com 
www.freerunsports.com.br
instragram.com/freerunsports
facebook.com/freerunsports

Categorias:
Bem-estar

Não é possível comentar.