Consumo consciente é essencial nos dias de hoje

Por Renata do @Segredos da Re

A moda ultimamente está “desenfreada”, impondo peças obrigatórias, gerando um consumo acelerado e muitas vezes desnecessário. Que tal fazer uma limpa no armário e começar 2018 de forma mais leve e consciente?

De uns tempos prá cá, tenho percebido que a moda tem “firmado” com muita rapidez. Há uns 8 anos os estilistas colocavam a ideia em teste e aguardavam a “aceitação”, hoje, vejo uma coisa mais rápida e receptiva, não sei se o comportamento See Now, Buy Now ajudou, o nosso papel de influenciadora, ou se as pessoas estão mais abertas para novidades.

Não sei se a necessidade de pertencimento das pessoas que geram o efeito manada, e aí as pessoas saem comprando compulsivamente só para pertencer a um determinado grupo/moda e muitas vezes compram sem ao menos gostar da peça, enfim…é um assunto que gera mil reflexões.

Quem diria, que há seis anos, o sapato metalizado seria moda?! Muita gente iria reclamar, falar que é brega, chamativo e escandaloso, certeza que metade desse pessoal com essa opinião tem um sapatinho metalizado hoje no armário… rsrs

Tenho visto muita coisa igual sabe?! Todas as pessoas iguais, cobertas por tendências da cabeça aos pés…. Outro dia fui em um evento e a grande parte das pessoas estavam com blusa ciganinha, calça flare e sapato prateado.

A questão aqui não é a tendência ou a beleza do look, mas uma coisa que falo sempre desde que comecei o blog é: “Não é porque está na moda que você tem que usar, (muito menos usar todas as tendências ao mesmo tempo). As pessoas precisam entender seu corpo, seu estilo e adequar a moda em você e não ao contrário… e ao bolso também! Nada de cair em dívidas para comprar a peça da última tendência lançada.

Acho que muito além de estar ou não na moda, precisamos mudar o pensamento na hora da compra. Precisamos perder a mania de comprar por “recompensas” como: vou comprar porque vou começar uma dieta e perder uns quilinhos, ou essa peça laceia fácil, vai servir.

Quando você compra por impulso com a intenção de emagrecer, desinchar, a chance da peça ficar encostada no armário é enorme!bNão estou dizendo que você não pode ter metas de entrar em calça jeans que ama ou de voltar a usar um vestidinho que te acompanha há anos… Mas você não pode usar isso como “desculpa” entende?? O corpo muda, seus seios cresceram, sua perna ficou mais definida, ou a peça nem é mais o seu estilo…

Comprar ou guardar algo com esse tipo de pensamento não te deixa feliz, e sim pressionada! Preciso emagrecer para entrar nessa calça, preciso guardar porque um dia vou usar! Tudo isso está errado!

Precisamos nos apegar a peças com qualidade, que realmente faz sentido de estar no nosso guarda roupa, peças que se encaixam no seu estilo, no seu corpo, nada que seja imposto pela moda.

Aproveita o final de ano, faz a limpa no armário e desapega! Ainda dá pra levantar uma graninha com lojinhas e brechós online. Nada de pegar o dinheiro e comprar mais hein?! Compre consciente, quando realmente tiver necessidade, e procure peças que vão fazer a diferença no seu armário e não ficar encostadas!

É isso, espero que tenham gostado! Faz a limpa no armário, na cabeça, e começa 2018 se sentindo mais leve com um pensamento mais consciente…

Super Beijo

A Renata é publicitária e comanda o blog e todas as redes sociais do “Segredos da Re”, que sempre traz novidades do mundo da Moda e da Beleza transpostos para a vida real. 
www.segredosdare.com.br 
Facebook: @segredosdare e Instagram: @segredosdare
YouTube: youtube.com/segredosdare