Como reutilizar o pote de geleia na decoração de casa?

28/03/2019
248
Views

Por Gabi Aude

A arquiteta Gabi Aude, do canal Decorando com Gabi Aude, ensina como enfeitar potes de vidro e aproveitá-los no décor

Um pote tem mil e uma utilidades – ainda mais transformado por mãos habilidosas. Aqueles vidrinhos que existem em toda casa ganham nova cara: podem ser potes de azeitona, geleia, palmito, massa de tomate.

Para usá-los com novo propósito, basta uma pequena lista de materiais e bastante criatividade. Nos exemplos abaixo, a arquiteta Gabi Aude, do canal Decorando com Gabi Aude, cria hortinhas em casa e um porta-itens elegantes para todo tipo de banheiro e cozinha. De quebra, ainda mostra como criar um suporte para quem não possui espaço suficiente de bancada. Confira:

Decorando as tampas dos potes

O foco dos potinhos usados com organizadores são as tampas! Elas são as estrelas dessa decoração, dando charme aos vidros comuns. Descomplicadas de se fazer, recebem a aplicação de enfeites. Estes podem ser, por exemplo, flores falsas feitas de tecido ou puxadores de porta diferentes do comum. A cola instantânea é a melhor amiga do faça você mesmo, responsável por colá-los ao centro das tampas. Feito isso, é hora de pintar a composição com a tinta spray do tom preferido. A dica é apostar no dourado, atemporal e elegante em qualquer ocasião. O interessante desses potes é sua beleza versátil. Eles podem guardar joias, itens do banheiro, temperos na cozinha…

Em casos onde se usa puxadores com efeitos transparentes por exemplo, ou áreas que não devem ser pintadas, a recomendação é protegê-los com fita crepe ou pintar a tampa antes de colá-los.

Para usar um pote igual como saboneteira, é necessário fazer um furo no centro da tampa, onde será encaixado o pump. O processo de pintura é o mesmo das tampas enfeitadas. Só a colagem que difere um pouco: use cola instantânea ou cola quente para fixar o diâmetro do recorte ao cabo do pump.

Suporte para bancada

A intenção é descomplicar! Para criar o suporte, você precisará de:

Cola instantânea

Madeiras, nas seguintes quantidades e tamanhos, todas com 2 cm de espessura:

  • 2 peças 0,11 cm x 0,10 cm
  • 1 peça 0,54 cm x 0,10 cm
  • 1 peça 0,02 cm x 0,02 cm

Todas as peças podem ser adquiridas cortadas, inclusive com medidas adaptadas às proporções do seu banheiro. A peça mais larga é a base do suporte, enquanto as menores são as duas laterais. Cole-as com cola instantânea e espere secar, fazendo pressão por alguns segundos. Por último, cole a peça remanescente na frente, usando-a como proteção dos potinhos.

Hortinha

O mesmo pote de vidro que organiza banheiro e temperos da cozinha também vira horta! Dessa vez, a tampa é descartada e o pote não recebe intervenções. O diferencial é o suporte feito para parede, que traz o efeito de mini jardim vertical. No tutorial, sugerimos que você faça pelo menos três peças, para montá-las na configuração preferida, mas você pode fazer quantas quiser. Os materiais são:

  • 3 potes de vidro
  • 3 abraçadeiras tipo U, de um tamanho que se encaixe nos potes
  • Betume
  • Tinta PVA azul
  • Lixa
  • 3 pedaços de madeira 0.70 x 0.15 – 2 cm espessura

Os pedaços de madeira são a base de cada um dos componentes sua hortinha vertical. O passo a passo é simples: primeiro, você passará o betume na peça. Depois de seco, é a vez da tinta PVA azul, usada em duas camadas. Para garantir um efeito envelhecido de pátina, supertendência, por último você lixará a superfície pintada da madeira. Depois disso fixe as abraçadeiras tipo U com parafusos nessa madeira e encaixe seus potes. Sem dificuldade, os potes da sua geleia favorita se tornam hortinha de ervas na cozinha, jardim vertical de suculentas e muito mais.

Com o lema “arquitetura e decoração acessível para todos”, a arquiteta Gabi Aude produz conteúdo focado no universo do faça-você-mesmo. Seu objetivo é dar dicas práticas e incentivar seus mais de 18 mil inscritos no canal a trazerem a própria identidade às suas casas, construindo seus móveis, pintando paredes e fazendo peças de decoração. Expert em DIY e projetos funcionais, a profissional passou também a colaborar em participações especiais com o programa É de Casa, durante as manhãs de sábado da TV Globo.

Decorando com Gabi Aude

@decorandocomgabiaude
Canal Decorando com Gabi Aude
contato@decorandocomgabiaude.com.br

#DIY #diy #facavocemesmo #comofazer #decorandocomgabiaude #decoracao #decor #arvoredenatal#artesanato 

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.