Como não se sentir culpada com as dificuldades em ser mãe?

08/05/2018
511
Views

Por Luciane Cadan
Fotos: Acervo Pessoal e Reprodução Internet

Só quem é mãe sabe que esse papel não é nada fácil de desempenhar. Engana-se quem acha que é só cuidar de uma criança, é só amamentar, é só estar disponível algumas horas. Ser mãe é estar 24 horas atenta e muitas vezes esgotada.

Por isso, frequentemente, além do peso sobre os ombros, a mãe ainda se sente culpada por estar sentindo isso. Como posso ser uma boa mãe se quero chorar, desistir de tudo, querendo um tempo só meu?

O papel de mãe é agregado a vários outros, ser mãe é ter mil funções todos os dias. E como não se sentir cansada quando tudo parece vir à tona? O primeiro passo é “organização”. É colocar na agenda, no papel, onde for, quais são as tarefas que devem ser feitas primeiro e assim consecutivamente. É muito fácil se perder, pois como estamos tão atarefadas queremos resolver tudo de uma vez.

É preciso aceitar também as responsabilidades, tanto de mãe como de profissional e esposa. Se a mulher trabalha fora de casa ou até mesmo faz home work, ela precisa estar 100% voltada para esse papel. Quando se está com os filhos, 100% voltada para os filhos, e quando está com o marido, a mesma coisa. É comum vermos mulheres cansadas, se estão no trabalho, ficam pensando como está a situação em casa, e se estão em casa, ficam querendo resolver os assuntos do trabalho. Então, nada melhor do que estar 100% presente e dando atenção total a você mesma e a quem estiver ao seu redor.

Apesar da mãe quase sempre querer fazer tudo, é importante criar um círculo de apoio. O pai, principalmente, deve participar e dividir funções. Os outros filhos e até mesmo avós podem ajudar quando necessário. Ouvir o depoimento e dicas de outras mães também alivia as tensões, todas estão no mesmo “barco” e enfrentam as mesmas dificuldades. Que tal dividir e trocar experiências? Outras mães podem contribuir de alguma forma para o bem-estar dos filhos que não são delas.

Ser mãe é também ser mulher e ter um tempo para si mesma. Nada de sentir remorso por isso. Esteja presente com você mesma para poder colocar os sentimentos e planos em ordem. De nada adianta ter tudo organizado por fora se por dentro há um caos total. É preciso primeiro amar quem você é, entender seus limites e imperfeições, para então poder dar todo amor do mundo que um filho merece

Luciane Cadan Peretti é master coach especialista em Psicologia Positiva, Coaching e Qualidade de Vida no Trabalho. Aos 41 anos, sente-se muito feliz na família e na escolha profissional. Ela é casada com o Reinaldo, com quem tem dois filhos:  Miguel,  10 anos e Heitor, 6 anos. Atuou como funcionária pública pelo Estado de SP por algum tempo, com uma rotina de inúmeras viagens e expedientes mais longos. Foram muitas viagens e muitos dias sem família. Porém, ao ver seu papel como mãe cada vez mais distante e diante da gravidade do diabetes, que enfrenta desde a infância, ela adoeceu. Depois de um período de reflexões, quando parou para estudar e encontrar um novo caminho profissional, ela escolheu ser Coach. Por formação, Luciane é educadora física, um dos fatos cruciais para a sua tomada de decisão. Hoje, ela atua com atendimentos presenciais e online de coaching, com clientes em todo o Brasil e no Japão, EUA e Portugal. Além de ter se encontrado na nova profissão, ela tem mais tempo para a família, mais qualidade de vida e muito mais tempo para fazer as suas próprias escolhas.

Luciane Cadan Peretti
Master Coach Pós Graduada em Psicologia Positiva, Coaching e  Qualidade de Vida no Trabalho
www.motivacaocoaching.com.br
Rua Cardoso de Almeida, 788 Cj 52 – Perdizes – São Paulo – SP
11 98408 0144 – 11 95038 4375

Categorias:
Mesa Posta

Não é possível comentar.