Como fazer: penteadeira de pallet

07/11/2018
3779
Views

Da Redação
Fotos: Divulgação

Adoramos pautas de faça você mesmo ou de como fazer tal coisa de forma muito prática, não é mesmo? Então, a arquiteta Gabi Aude ensina como montar a penteadeira para completar o décor do cantinho de maquiagem. Show!

Qual mulher nunca sonhou, mesmo que na infância, com uma penteadeira própria? Ainda mais iluminada, estilo camarim. Pensando nesse desejo e em como a hora da beleza e cuidados pessoais deve ser um momento querido, a arquiteta Gabi Aude, apresentadora do canal do YouTube Decorando com Gabi Aude, criou um projeto de faça-você-mesmo prático e fácil. Assim, o sonho da penteadeira fica mais próximo, cabe no bolso e ainda colabora com o meio ambiente, reaproveitando pallets. Confira:

Materiais:

  • 1 pallet grande
  • Chave de fenda
  • Martelo
  • Serra de mão OU serra tico tico
  • Pregos ou parafusos
  • Suporte de canto de metal, pequeno
  • Fita dupla face de fixação ultra forte
  • Espelho retangular
  • Lixa para madeira
  • Verniz marítimo incolor
  • Pincel
    Passo 1
    Antes de tudo, é preciso retirar algumas partes do pallet, que serão reaproveitadas mais tarde. São os elementos que compõem as “costas” do objeto. Com uma chave de fenda e martelo, pressione a junção das ripas traseiras com os tocos que as conectam ao restante do pallet. Em seguida, retire também os tocos, guardando-os.

    Passo 2
    Com o pallet já ‘limpo’, conte três ripas e passe a serra rente à terceira, resultando em duas peças longas.  Passe a serra também na “sobra” da segunda peça, eliminando rebarbas.

    Passo 3
    Os tocos que foram guardados serão colocados na peça menor, de três ripas. Depois de colocados, pegue também as três ripas extraídas do pallet no início do processo e posicione-as sobre os tocos, seguindo o desenho das ripas fixas. Para conectar a madeira, aproveite os pregos já presentes no material, ou utilize parafusos.

    Passo 4
    Lixe as duas peças de madeira para dar acabamento. Depois, use o pincel para passar o verniz marítimo incolor e deixe secar. O objetivo é manter a aparência original e mais rústica do pallet.

    Passo 5
    Após a secagem do verniz, é hora de montar a penteadeira. A peça ‘gorda’ cumpre papel de suporte e prateleira do móvel. Alinhe-a com as costas da penteadeira – a peça com mais ripas, que separamos no passo 3. Para fixá-las, use os três suportes de canto nas superfícies que se encontram, parafusando um em cada ponta e outro no centro. Posicione um parafuso em cada lateral onde a peça de suporte se encontra com as costas do móvel.

Passo 6
É hora de fixar o espelho. A posição pode ser medida a olho ou com régua. Cole quatro faixas da fita no pallet, retire a película que protege a dupla face e fixe o espelho com cuidado. Use estilete para dar acabamento, tirando as sobras de fita nas laterais do espelho.

Passo 7
A penteadeira está quase pronta. O toque final é envolvê-la com um varal de luzes, criando aparência de penteadeira de camarim. Simples!

OPCIONAL

Além do verniz marítimo, é possível pintar a penteadeira para personalizá-la de acordo com o ambiente.

Decorando com Gabi Aude
@decorandocomgabiaude
Canal Decorando com Gabi Aude
contato@decorandocomgabiaude.com.br

Categorias:
Sem categoria

Não é possível comentar.