Como deixar a sala de estar mais confortável?

25/12/2017
166
Views

Da Redação

A sala de estar é um cômodo basicamente de convivência, mas também muito utilizado para receber visitas, portanto é um ambiente que precisa ser convidativo e confortável. Vários elementos ajudam a criar o clima certo para esse cômodo, porém há quem não tenha muita segurança na hora de escolhê-los.

É por isso que Sonia Acciaris, sócia do escriório de arquitetura  Casa 3, separou algumas dicas de arquitetura residencial e ensina como deixar a sala de estar mais confortável:

Iluminação: aproveitar a luz natural é confortável e ajuda a tornar a sala de estar mais receptiva. Aproveite-a ao máximo e utilize cortinas e persianas para controlar o excesso. Para o uso de iluminação artificial, dê preferência a lâmpadas amarelas, pois elas são mais suaves e criam uma sensação maior de aconchego. Hoje em dia já encontramos lâmpadas de LED com cores mornas, as mais apropriadas, pois além de garantir a melhor ambiência garantem também a economia no consumo elétrico. O uso de sancas com luz indireta e focos direcionáveis são alguns dos artifícios que podem ser utilizados para valorizar o seu projeto.

Cores: tons claros, como branco, cinza e bege são neutros e atemporais. Use sem medo na sala de estar. Outra opção são os tons pastéis, que trazem um pouco de cor para o espaço, mas sem chamar muita atenção. Quem tem um espaço mais amplo pode ousar e pintar a parede de fundo, por exemplo, com uma cor escura, criando destaque e fazendo o espaço parecer maior. É claro que o ideal é sempre contratar um arquiteto ou designer de interiores para lhe dar sugestões e apresentar um projeto, garantindo assim a harmonia do ambiente desejado.

Sofá: geralmente, é o principal móvel de uma sala de estar e, como costuma ocupar bastante espaço, deve ser escolhido com cautela e atenção aos detalhes. Escolha um sofá aconchegante no seu gosto, que harmonize e seja compatível com o tamanho da sala. Mas atenção: o móvel deve compor com o estilo da casa. Fica a dica: materiais naturais estão em alta e ainda tendem a ser mais confortáveis que os sintéticos. Vale observar também a densidade da espuma e o design ergonômico do sofá.

Acessórios decorativos: tapetes, almofadas, cortinas, quadros, dentre vários outros objetos, ajudam a criar um clima mais convidativo para a sala de estar. É importante investir neste tipo de peça, pois tornam o cômodo mais interessante, sem falar que dão aquela sensação de um espaço mais personalizado. A composição ideal destes elementos com as propostas acima sugeridas irá propiciar o alcance da ambientação desejada no projeto de sua sala.

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.