Cinco passos para desenvolver a Inteligência Emocional hoje mesmo!

07/11/2017
378
Views

Por Luciane Cadan

Nem sempre conseguimos lidar assertivamente com nossas emoções. E diante disso, muitos de nós seguem em busca do equilíbrio, também conhecido, como temperança. E para que tenhamos esse tal equilíbrio, temos que ter bem desenvolvida a ‘Inteligência Emocional’. Ou seja, a forma com que reconhecemos , avaliamos os nossos sentimentos e o das outras pessoas para que, a partir desse momento, possamos agir.

O psicólogo e escritor Daniel Goleman coloca esse tipo de inteligência como a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos, e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.

Ele define os cinco principais componentes da Inteligência Emocional em:

 Autoconhecimento emocional – reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;

Controle emocional – lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida; 

Automotivação – dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;

Reconhecimento de emoções em outras pessoas – reconhecer emoções no outro e ter empatia de sentimentos; 

Habilidade em relacionamentos interpessoais – interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.

Os três primeiros podemos considerar como habilidades intrapessoais, ou seja,  diz respeito a nós mesmos e as duas últimas podemos considerar como interpessoais, ou seja, que envolve outras pessoas ou grupo.  Para aqueles que consideram que já tem a Inteligência Emocional equilibrada, é interessante continuar cuidando dessa estabilidade. Para os que enxergam pontos de melhoria, é interessante traçar uma forma para desenvolver esses pontos.

Vamos fazer uma avaliação rápida? Responda as questões a seguir com total sinceridade:

Como tem sido a sua preocupação com o próximo? E quanto a sua capacidade de se comunicar e se desenvolver em um meio social? Como está a sua autoconfiança? Em meio às dificuldades, você prontamente desanima ou permanece se motivando? E quanto à sua autorregulação e equilíbrio?

Tendo respondido essas questões, podemos então passar para o próximo passo, você pode criar recursos saudáveis para melhorar ainda mais a cada dia. Para isso sugiro cinco passos para começar a desenvolver a sua Inteligência Emocional:

Observar seu modo de agir Este primeiro passo já conseguimos completar, por meio das perguntas baseadas nos pilares, podemos ver onde devemos melhorar nossa Inteligência Emocional. Essa primeira etapa impulsiona para as próximas.

Conheça e equilibre suas forças e fraquezas Seu autoconhecimento vai te estabilizar diante das suas fases emocionais, não causando desespero ou oscilações drásticas sem a luz no fim do túnel. Conhecendo o que te fortalece e o que te enfraquece, você saberá buscar  e controlar melhor seus sentimentos.

Saiba prestar atenção Em diversos momentos nos desatentamos de situações da nossa vida, ou seja, precisamos lembrar que tudo é oportunidade de aprendizado, seja qual for o ambiente em que estamos. Nossos vícios diários com os celulares é um exemplo clássico de distração. Você costuma olhar automaticamente as notificações no smartphone? Seja whatsapp, twitter, ou qualquer outra rede social?

É importante nos policiarmos porque a nossa atenção diante das situações nos possibilitem laços mais tênues com pessoas e estabelecimentos que rondam a nossa vida, também nos dá autoconsciência e equilíbrio nas escolhas.

Desenvolva empatia A simpatia é quando nos identificamos e temos afinidade  com o outro, já a empatia é quando compreendemos e partilhamos do momento do nosso próximo, se colocando em seu lugar. Sendo assim, você irá desenvolver uma identidade moral e saberá traçar melhor seus objetivos como pessoa. O que você espera de suas atitudes? O que você pode fazer para torná-las reais? Essas perguntas e essa identidade nos motiva e trabalha nossa Inteligência Emocional.

Confie em você A autoconfiança gera segurança, nos fazendo acreditar em todas as nossas capacidades, gerando automotivação para as diferentes situações da vida, sejam elas psicológicas, profissionais, que envolvam laços fraternos e até amorosos.

Vale lembrar que podemos ter alguns aspectos melhor desenvolvidos do que outros, mas na medida em que nos conhecemos e sabemos dos nossos pontos fortes e pontos de melhoria, conseguiremos aos poucos desenvolver nossa Inteligência Emocional com tranquilidade.

Luciane Cadan Peretti é life coach e consultora de qualidade de vida. Aos 41 anos, sente-se muito feliz na família e na escolha profissional. Ela é casada com o Reinaldo, com quem tem dois filhos:  Miguel,  10 anos e Heitor, 6 anos. Atuou como funcionária pública pelo Estado de SP por algum tempo, com uma rotina de inúmeras viagens e expedientes mais longos. Foram muitas viagens e muitos dias sem família. Porém, ao ver seu papel como mãe cada vez mais distante e diante da gravidade do diabetes, que enfrenta desde a infância, ela adoeceu. Depois de um período de reflexões, quando parou para estudar e encontrar um novo caminho profissional, ela escolheu ser Coach. Por formação, Luciane é educadora física, um dos fatos cruciais para a sua tomada de decisão. Hoje, ela atua com atendimentos presenciais e online de coaching, com clientes em todo o Brasil e no Japão, EUA e Portugal. Além de ter se encontrado na nova profissão, ela tem mais tempo para a família, mais qualidade de vida e muito mais tempo para fazer as suas próprias escolhas.

FanPage: Luciane Cadan Coach
www.motivacaocoaching.com.br 
luciane@motivacaocoaching.com
Tel.:(11) 98408-0144

Categorias:
Mesa Posta

Não é possível comentar.