Cinco passos para acertar na escolha da cortina ideal para a sua casa

15/10/2017
192
Views

da Redação

Poderosas, as cortinas cumprem inúmeras funções. São capazes de controlar a luminosidade ou, até mesmo, bloquear totalmente a entrada da luz natural. Além disso, auxiliam no conforto térmico e podem transformar a decoração de qualquer ambiente. 

A variação de modelos e tecidos é tão grande que escolher a cortina certa para um ambiente pode se tornar uma tarefa bastante complexa.

Qual o melhor tecido? Existe uma altura padrão? Cortina ou persiana? Os arquitetos do escritório Figoli-Ravecca, Patricia Cillo e Fernando Figoli, elencaram cinco dicas sob medida para eleger um modelo sem erro!

1 –  Abundância de tecido
Um erro comum é economizar na quantidade de tecido, deixando a cortina esticada e sem caimento. Apostar em modelos curtos também pode comprometer o visual, principalmente quando a cortina é composta por um tecido mais leve. Investir na metragem do tecido rende pontos positivos no resultado final.

2 –  Cortina ou persiana?
Segundo Patrícia Cillo, a decisão vai de acordo com a expectativa de resultado final. Se a premissa for praticidade e facilidade de manutenção, as persianas são uma boa escolha para escritórios, cozinhas e áreas de serviço. Hoje em dia, o mercado oferece modelos bastante elegantes”, explica a arquiteta. Já as cortinas são bem-vindas em qualquer ambiente, principalmente quando a intenção é aumentar a atmosfera de aconchego.

3 –  Cores claras ou escuras?
As opções claras cumprem o papel de deixar o ambiente mais clean, permitindo a entrada abundante de luz no espaço. No contraponto, as cortinas escuras tornam o ambiente mais intimista. Esta segundaopção requer cuidados especiais, pois em contato com o sol, o tecido tende a desbotar. Para evitar, vale investir em um tecido pré-lavado ou contar com um forro de linho, por exemplo, atrás da cortina.

4 –  Onde usar o modelo blackout?
Essa é uma opção para ambientes que pedem menor luminosidade, como quartos e salas de TV. Sua utilização proporciona um clima mais intimista e aconchegante.

5 –  Cozinha e cortina combinam?
Essa questão antiga não deve mais atormentar os moradores. Atualmente, o mercado oferece telas solares, que podem ser higienizadas diariamente e não bloqueiam a entrada de luz. Para quem gosta de fluidez, os voils de poliéster também são uma boa pedida e podem ser lavados sempre que preciso.

Consultoria da matéria: Figoli-Ravecca Arquitetos Associados –www.figoli-ravecca.com.br

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.