Chupeta: amiga ou vilã?

01/07/2018
208
Views

Por Maria Cláudia Aravecchia Klein

O meu filho mais velho, o Mateus, que hoje está com dez anos de idade, não chupou chupeta. Sinceramente, a fase oral dele foi bem tranquila em relação a colocar os objetos na boca. Porém, o meu caçula, o Miguelito, que está com dois anos…Esse vive a plenitude da fase oral e se bobear ele coloca até o nosso passarinho (um agapornis lindinho) na boca. O coitadinho já está esperto.

Ele gostou mesmo daquele modelo de chupeta da Avent (uma das novidades americanas que importamos de bom grado e que se assemelha aos bicos de mamadeira da marca, porque sinceramente não parece em nada com um bico de peito). Porém, tenho notado que muitas crianças que pegaram essa chupeta, assim como o Miguel desenvolveram a dentição com o formatinho da chupeta. Tudo bem que os dentes são de leite e vão cair, porém, dá um medo. Ainda mais que ele não larga a pê (apelido carinhoso que ele mesmo deu a chupeta) nem por chantagem de chocolate (isso, a minha psicologia materna é incrível).

Mas, vamos lá: Muito se fala sobre o uso das chupetas, mas, afinal, devemos ou não permitir que nossas crianças façam seu uso?

Os dentistas do Hospital Infantil Sabará esclarecem as principais dúvidas:

Segundo os especialistas, durante os primeiros meses de vida a chupeta pode ser muito benéfica, se usada da maneira correta. Além de estimular a sucção e o desenvolvimento da mandíbula, ela traz também sensação de segurança para a criança e tranquilidade para os pais. No entanto, para que ela tenha uma boa função, a chupeta correta deve ser utilizada. Seu uso, ainda, deve se restringir a crianças de, no máximo, dois anos de idade.

Entenda alguns prejuízos do uso inadequado da chupeta:

– Apego emocional: quando oferecida em demasiada frequência, a criança pode criar uma dependência emocional à chupeta. Nesse caso, pode haver uma inversão de seu uso: ao invés de a criança usar a chupeta como uma forma de se tranquilizar, ela passa a sofrer por sua falta. Para que isso não ocorra, portanto, indicamos o uso da chupeta por apenas poucos minutos em momentos específicos, como, por exemplo, antes de dormir (e retirar depois que a criança adormece).

– Uso incorreto: mesmo para as crianças mais novas que dois anos, deve-se tomar alguns cuidados. Prefira sempre a chupeta ortodôntica à convencional. Nunca se deve prender o arco da chupeta em fraldas ou fios. Além disso, mantenha sempre a chupeta higienizada e jamais coloque-a na sua boca e depois na boca da criança.

– Desenvolvimento: o uso incorreto ou prolongado da chupeta gera deformações ósseas nos ossos e nos dentes das crianças. Muitas dessas alterações necessitam aparelhos para serem corrigidas. No entanto, de acordo com a intensidade da deformação, ela pode ser definitiva e irreparável.

Fonte: Hospital Infantil Sabara

Categorias:
Família

Não é possível comentar.