Chef Cris Mota vencedora do Hell’s Kitchen Brasil dá dicas práticas de como arrasar na cozinha

14/08/2018
681
Views

Por Carolina Bozzi
Fotos: Divulgação acervo Cris Mota

Cristina Mota ou Cris Mota foi a primeira mulher a vencer a competição do programa de culinária Hell’s Kitchen Brasil, transmitido pelo SBT.

Cris é graduada em gastronomia e, atualmente cursa pós graduação e realiza estudos e pesquisas de produtores e ingredientes.

Recentemente, a Chef participou de um workshop em Paris, além de um curso para aprimorar as técnicas e conhecimentos a cerca do mundo da Gastronomia na Escola Laurent Suadeau , uma das mais renomadas escolas de culinária de São Paulo.

Nós da Revista Vida Prática entrevistamos a Cris, que trouxe dicas de como você pode mandar bem na cozinha de maneira simples e prática. Confira!

Temperos: Cris orienta que o melhor é usar ingredientes frescos e evitar temperos industrializados. “Dar a chance de utilizar ervas frescas e ser surpreendida com o sabor, sem contar que a saúde agradece”, indica.

Para conservar legumes e verduras por mais tempo, a Chef garante que é necessário manter as folhas da maneira mais seca possível, para isso, é necessário guarda-las bem na geladeira. “Não deixá-la exposta ao frio do refrigerador para não queimar as folhas”, explica.

Já na hora de preparar as refeições, para deixar o arroz mais soltinho, Cris afirma que esta é uma prática bem simples. “Refogue cebola e alho; Na sequência coloque o arroz, água dois dedos acima, ajuste o sal e deixe cozinhar; Assim que a água secar, coloque a tampa e aguarde 15 minutos. Só o vapor acaba de finalizar o cozimento. Eu costumo colocar uma folha de louro pra trazer mais sabor enquanto cozinha”, afirma.

Para fazer um lanche rápido no final de semana, a Chef indica o uso de queijo, tomate, manjericão e peito de peru, além de uma conserva de tomate cereja com a seguinte receita:

  • Corte uma porção de tomate cereja ao meio;
  • Coloque uma medida de azeite, uma de molho de soja (shoyu) e folhas de manjericão;

“Fica delicioso e pode ser usado em varias receitas”, ressalta a Chef.

Até um hambúrguer artesanal é simples de fazer: Com uma carne moída (eu gosto muito de fraldinha) é só formar na mão mesmo o disco de hambúrguer, colocar em frigideira quente e adicionar sal e pimenta na hora! Assim que deixar no ponto que desejar use a criatividade colocando queijo, molho, alface. Abuse!”, indica.

Para aperitivos, Cris afirma que um prato infalível é a brusqueta que pode ser preparado tanto com a receita tradicional feita com tomate quanto a com outras combinações de ingredientes. Para preparar a brusqueta tradicional, você precisa de:

  • 1 pão italiano ou 1 baguete
  • 3 tomates sem pele e sem sementes picados em cubo
  • 1/2 pimentão verde picado em cubos
  • 200gr de queijo mussarela ralado
  • 200gr de ricota
  • Sal, pimenta e orégano a gosto

Preparo:

  1. Junte o tomate com o pimentão, sal e orégano e reserve;
  2. Corte o pão em diagonal para que as brusquetas fiquem maiores e leve ao forno por cerca de 10 minutos, até que o pão doure;
  3. Retire o pão do forno e cubra com fatias finas de ricota;
  4. Coloque a mistura de tomate e pimentão por cima;
  5. Cubra com o queijo e polvilhe um pouco de orégano e leve ao forno por mais 10 minutos ou até que o queijo derreta.

Dica: Pode ser preparada com qualquer outro tipo de recheio e, também pode ser feito com pão de forma.

Para você que deseja cozinhar cada vez melhor, a dica da Chef é: “Um cardápio pra ser bom não precisa ser complexo. Aposte sempre na simplicidade e em ingredientes de boa qualidade. Menos é mais. Lembrando sempre que quanto mais fresco os ingredientes, o resultado se torna infinitamente melhor”, ressalta Cris.

A última dica é manter a cozinha em ordem, sempre limpa e organizada. “Ao usar um utensílio, uma tábua de corte lave e reorganize para o próximo passo. O segredo de um bom serviço está no chamado ‘mise in place’ que quer dizer pré-preparo. Se organize deixando tudo picado em porções para que no momento certo possa estar mais fácil para a execução”, finaliza.

Siga Cris no Instagram: @crismota_gastro e fique por dentro do universo gastronômico!

#crismota #gastro #gastronomia #hellskitchen

Categorias:
Sem categoria

Não é possível comentar.