Cabelos cacheados: livres, leves e soltos

Da Redação
Fotos: Reprodução Internet

Símbolo do movimento de valorização dos cabelos naturais, os cachos estão em alta. Porém, o grande desafio da maioria das mulheres é saber como lidar com os cuidados a cada mudança de temperatura. Dias mais frios, por exemplo, costumam dar mais trabalho para quem tem cabelos crespos ou cacheados, pois influenciam no ressecamento do fio e no frizz, deixando-os sem definição. “Para lidar com os problemas, antes é preciso entender o que causa danos às madeixas”, alerta a instrutora do curso Especialista em Cachos do Instituto Embelleze, Priscila Rosa Chaves.

O uso contínuo de secador, modeladores de cacho ou outras fontes de calor, pode desidratar e ressecar os fios, além de causar quebra, porosidade e pontas duplas. Além disso, com o tempo frio, lavar os cabelos todos os dias pode fazer com que os fios fiquem ressecados de forma mais fácil, geralmente por conta do banho em água quente.

“É importante evitar que os cabelos fiquem muitos dias sem lavar, mas toda a lavagem exige cuidados especiais. No processo de lavagem, é necessário atentar-se à temperatura da água, que deve ser fria ou morna. Primeiro, é preciso molhar o fio e, depois, aplicar o shampoo, de limpeza suave, no couro cabeludo, espalhando e massageando em movimentos circulares,” explica. Na sequência, uma dica é a utilização de condicionadores mais emolientes, que deixa os fios mais macios e fáceis de pentear. “Para desembaraçá-los, use suavemente as mãos ou um pente de dente largo, começando pelas pontas e subindo aos poucos,” sugere Priscila.

Outro ponto importante antes de qualquer cuidado com os cabelos cacheados é saber que eles são divididos em três tipos, e cada um tem subcategorias, A, B e C. Os do tipo 2 formam ondulações (e não cachos), especialmente nas pontas. Já os do tipo 3 desenvolvem cachos completos, sendo eles mais abertos ou mais fechadinhos. Os do tipo 4 contam com mais volume, só que encolhe mais facilmente e não formam cachos definidos.

Desembaraçar, lavar e saber os tipos de cachos são apenas as primeiras orientações. Para ajudar a desmistificar dúvidas sobre cortes, hidratação, definição, produtos, entre outros, a especialista do Instituto Embelleze lista uma série de dicas.

Cortes e comprimentos

Segundo Priscila, o corte a seco valoriza as ondas e facilita a visualização do resultado final do caimento. Outra sugestão é investir nos cortes em camadas, que dão leveza e movimento. Para ela, não existe um comprimento ideal e o estilo varia de acordo com o gosto de cada um, contanto que de três em três meses o corte seja renovado para que os cachos tenham uma finalização perfeita. Um dos segredos para os tipos 3A, 3B e 3C é sempre passar produtos que contenham bastante óleo vegetal (ou até mesmo o óleo vegetal individualmente) da ponta para o comprimento, pois ele ajuda a devolver brilho, maciez e mantém a umidade dos fios.

Hidratação

Se no dia a dia essa ação é essencial para mulheres cacheadas, nos dias mais frios ela deve ser reforçada, pois assegura que a água perdida para o ambiente seja reposta nos fios, proporcionando madeixas com mais movimento e maciez. Após retirar o shampoo dos fios com água corrente, retire o excesso da água do cabelo com toalha de papel. Na sequência, abuse das máscaras de hidratação e nutrição (pode misturar duas colheres de máscara com 15 gotas de óleos de coco puríssimo, por exemplo). Evite encostar na raiz e, depois, faça um coque, colocando uma touca térmica – deixando agir por 20 minutos. Por fim, é só retirar todo o produto com água corrente abundante.

Definição de cachos

Para defini-los, shampoos, condicionadores hidratantes, cremes de pentear e ativadores de cachos podem ser usados respeitando a curvatura dos fios e são ótimos aliados para texturização. Gelatinas e seivas são ótimas para todas as curvaturas.

Volume

A dica é simples: após lavar e desembaraçar os cabelos, mexa a cabeça para frente e para trás, pois o movimento ajuda a soltar os cachos, distribuindo melhor o volume – com os cabelos bem secos, solte levemente os cachos mais definidos. Um acessório indispensável é o pente com dentes largos, que dá a impressão de mais volume aos fios.

Secagem

Para diminuir o surgimento do frizz, um forte aliado é o difusor, que é um direcionador de ar que distribui o jato do secador de forma homogênea e, de quebra, ajuda a modelar e a definir os cachos.

Produtos especiais

Os produtos livres de Parabenos e Petrolato são os mais pedidos pelas cacheadas. Já existem no mercado produtos próprios para este tipo de cabelo, por permitir um cacheado natural e modelagem definida.

beleza cabeloscacheados cachos cachosnaturais frizz

%d blogueiros gostam disto: