Bate-volta de SP: dicas de passeios para o final de semana

 Villa Brunholi, complexo gastronômico e turístico em Jundiaí/SP, Fotos: Edu Guimarães

Jundiaí

As festas de final de ano mal acabaram e lá vem mais um bom motivo para reunir a família e amigos para sentar em volta da mesa e compartilhar uma refeição saborosa: o Dia Nacional do Espaguete, que é comemorado neste sábado, 4 de janeiro. Receitas com a tradicional massa de fios finos e compridos é o que não faltam – espaguete à bolonhesa, ao sugo, carbonara, alho e óleo, quatro queijos, com legumes e mais uma infinidade de combinações que as famílias vão criando de acordo com suas preferências, mas, algumas receitas são verdadeiros clássicos que nunca saem dos cardápios dos restaurantes.

Para comemorar o Dia do Espaguete e homenagear essa massa, que representa tanto a cultura italiana, a Villa Brunholi, complexo turístico e gastronômico localizado em Jundiaí, começa a festa na sexta-feira, 3, com o Festival de Massas, onde os clientes pagam um valor fixo e podem provar diversos tipos, além do espaguete, com várias combinações de molhos, além de entradas como saladas, risotos, polenta frita, entre outros.

Já, no sábado, tanto no almoço quanto no jantar, os clientes que pedirem o espaguete, ainda recebem uma combinação italiana para harmonizar com o prato: uma garrafa de limoncello, um licor de limão siciliano, que é uma bebida típica, assim como a nossa caipirinha.

Complexo turístico formado por adega, mini fazenda, brinquedoteca equipada com vídeo game e diversos jogos e brinquedos, playground na área externa, redário para descanso, restaurante e museu do vinho. A história do espaço Villa Brunholi começou em 1897, quando Antônio e Emma Brunholi chegaram da Itália e compraram uma propriedade no bairro de Caxambu em Jundiaí.

O lugar, que passou por muitas transformações desde então, também faz parte do desenvolvimento do turismo rural e do agronegócio. No local também fica a loja da fábrica Brunholi Brands, a primeira marca brasileira a fabricar, engarrafar e vender no mercado nacional e internacional uma caipirinha 100% natural, além de ter em seu portfólio cachaças premiadas nacional e internacionalmente, sem perder a tradição dos vinhos, espumantes e licores.

Av. Humberto Cereser, 5900 – Jardim Caxambu, Jundiaí – SP, 13218-711

São Roque

A Quinta do Olivardo em São Roque está com uma programação especial para as crianças e realiza no dia 11 de Janeiro a 9º edição da Pisa da Uva para os miúdos e miúdas. A festa é repleta de diversão e atividades voltadas ao público infantil.

Entreter as crianças com algo que não seja tecnologia é missão das mais complicadas para os pais atualmente. Mas a Quinta do Olivardo traz um passeio diferente e tradicional da colônia portuguesa: a Pisa da Uva para Miúdas e Miúdos. O evento acontece no dia 11 de janeiro, das 10h30 às 16h.

No pacote do passeio, que sai por 169 reais, os pequenos tem direito à Pisa, que começa depois da colheita no parreiral: “As uvas são colocadas dentro do lagar, que é uma construção feita de pedras, com formato retangular, idêntico aos encontrados na vinícolas portuguesas”, explica Olivardo Saqui, proprietário da Quinta do Olivardo. Depois as crianças entram em grupos para pisar e extrair o suco do fruto.

Depois tem atividade na Fábrica de pastel de Belém com Nutella, brincadeiras Circuito de aventuras, Suco de uva à vontade, um Copinho personalizado e o almoço com o menu de arroz, feijão, batata fritas e carne ou frango ou macarrão (com ou sem molho) com frango ou carne. Os papais pagam o que consumirem.

9ª Pisa da Uva na Quinta do Olivardo Miúdos e Miúdas

Estrada do Vinho, km 4, com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)

11 de janeiro, das 10h30 às 16h

Ingresso: R$ 169,00 – todas as crianças pagam. Adultos pagam apenas o consumo.

Site: www.quintadoolivardo.com.br

%d blogueiros gostam disto: