Alimentos que ajudam a emagrecer com saúde

Da Redação
Foto: blog.drconsulta.com

Saiba quais alimentos são essenciais para uma dieta saudável e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Quando o assunto é emagrecimento, as pessoas cometem loucuras e se submetem a dietas miraculosas para perder peso.

Mas é importante focar na saúde! Para que o emagrecimento seja um processo saudável, é recomendado ter uma dieta equilibrada e com um consumo de calorias e nutrientes consciente.

Pronta para entender mais sobre nutrição saudável? Confira a leitura do artigo na íntegra!

Emagrecimento saudável

Para promover um emagrecimento saudável, existe uma série de alimentos que são essenciais para perder peso e manter a vitalidade.

Vamos conferir os principais hábitos alimentares para emagrecer com saúde?

1.   Consumo de oleaginosas

Para quem pensa que as gorduras só fazem mal para a saúde, esse grupo está aí para provar o contrário!

As oleaginosas (nozes, castanhas, pistaches e amêndoas) são fonte rica em gordura insaturada, aquela conhecida como “gordura boa”.

Tais componentes são responsáveis por atuar retirando o colesterol ruim do organismo, também conhecido como LDL. Assim, previnem a ocorrência de problemas cardiovasculares (como o entupimento de artérias, hipertensão, infarto e acidente vascular cerebral, AVC).

São recomendadas para uma série de dietas, incluindo elementos como Magnésio, Cobre e Selênio, essenciais para processos celulares. Além disso, seus minerais diminuem consideravelmente a ansiedade e o estresse, devido a liberação de hormônios relacionados com a felicidade e o bem-estar.

Sua composição dotada de ômega 3 é capaz de ativar as atividades metabólicas, contribuindo para o processo de emagrecimento com saúde.

Pensando em todos esses benefícios, consumir oleaginosas deve fazer parte da sua rotina diária, promovendo a longevidade e um emagrecimento consciente e positivo para a saúde.

2.   Manter o corpo hidratado com água e chás

Tomar bastante água vai contribuir para todo o equilíbrio do seu corpo, além de manter uma pele hidratada e bonita.

A água ajuda no funcionamento do intestino e na eliminação de substâncias tóxicas, fazendo com que o corpo desinche e fique mais enxuto.

Além disso, tomar água gelada potencializa ainda mais o seu metabolismo, forçando o corpo a queimar suas próprias reservas de gordura. Assim, ela é componente chave do processo de emagrecimento.

Apesar de clichê, tomar dois litros de água por dia é sim muito importante. Para ajudar com a hidratação, você também pode fazer uso de chás, que estimulam a eliminação de substâncias prejudiciais para o organismo, ativam o metabolismo e ajudam a perder peso.

As versões mais indicadas são as de chá verde, de gengibre e de canela, os famosos termogênicos. Sua função é acelerar o metabolismo, queimando mais calorias em menos tempo.

3.   Comer vegetais verdes

As proteínas vegetais são muito importantes na alimentação, contendo ricos nutrientes, vitaminas e minerais essenciais.

Os vegetais verdes como a couve, o espinafre e o brócolis são os mais indicados, devido a uma série de benefícios, como:

·        Fortalecem o sistema imune, deixando o corpo mais resistente para infecções e doenças;

·        Melhoram o aspecto da pele, deixando-a mais bonita e estruturada;

·        Ajudam na fertilidade masculina;

·        Podem atuar como anti-inflamatórios, minimizando complicações no organismo.

Sua composição com fibras ajuda o intestino a trabalhar melhor, facilitando a excreção de substâncias que incham o organismo. Além disso, elas contribuem para manter o corpo saciado e diminuir o consumo calórico, resultando em um emagrecimento efetivo.

4.   Caprichar nas frutas cítricas

As frutas cítricas podem ser aliadas número um do emagrecimento saudável, sobretudo a laranja e o abacaxi.

Sua enorme quantidade de fibras diminuem o apetite e aceleram o processo de digestão, contribuindo com a perda de peso.

Além disso, é amplamente discutido os benefícios dos sucos de laranja para uma série de enfermidades, como: prevenção de câncer, ação anti-inflamatória e antioxidante, melhora no aspecto da pele e contribuição para a saúde mental.

O abacaxi também pode ter vários benefícios, como: prevenção de doenças cardíacas, redução do risco de trombose e alívio da dor nas articulações, contribuindo para a longevidade.

5.   Focar em alimentos com aveia

Utilizar a aveia como acompanhamento é uma opção incrível para emagrecer de maneira saudável. Além de proporcionar saciedade e diminuir o consumo calórico, ela é aliada de uma série de fatores fisiológicos.

É capaz de: reduzir o colesterol ruim, diminuir o nível glicêmico (taxa de açúcar) do sangue, fortalecer o sistema imunológico, contribuir para a fertilidade e aumentar a resistência a infecções bacterianas e fúngicas, que podem ser muito prejudiciais para o sistema imune.

Com isso, se torna um alimento bastante funcional para perder peso com saúde, sendo facilmente adaptado a uma série de dietas.

Quando o emagrecimento é um problema

Quando o emagrecimento se torna difícil, é necessário tomar atitudes para minimizar as consequências negativas do sobre peso.

É importante ter em mente que para que uma dieta possa ser efetiva, você precisa consultar um médico para analisar suas reais necessidades nutricionais e de perda de peso, focando em um tratamento adequado de acordo com as suas necessidades.

Muitos casos de emagrecimento só são efetivos pela cirurgia de redução do estômago, também conhecida como bariátrica. Mas ela só pode ser realizada quando a obesidade já é um problema e outros tratamentos (como dietas e exercícios) não se mostram nada efetivos para perder peso.

Nesses casos, o aconselhamento médico torna-se essencial e de suma importância para reverter casos preocupantes de saúde. Em caso de dúvidas, consulte sempre um profissional de confiança que possa auxiliá-lo.

Outros aspectos importantes

Viu como é possível emagrecer com saúde? Existe uma infinidade de alimentos que permitem a perda de peso e ainda associam à benefícios fisiológicos.

Nós te apresentamos uma lista com os cinco principais, mas   além dos citados, você pode caprichar nos seguintes componentes também: água de coco, proteína da carne (sobretudo as brancas e magras, como peixes, alcatra, contra-filé e frango sem pele e osso) e frutas como o limão.

Que tal incluí-los no seu dia a dia?

Gostou do conteúdo de hoje sobre alimentos para um emagrecimento saudável? Comente pelo email: mariaclaudiaaravecchia@gmail.com

consultar um médico / tratamento adequado / cirurgia de redução do estômago

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