Ainda tem dúvidas sobre a febre amarela?

23/02/2018
227
Views

Por Dr. Carlos Alberto Martins Francisco

A Campanha no estado de São Paulo foi prorrogada até o dia 02 de março, pois a cobertura foi apenas de 36% no Grande ABC e 46% na capital.

Veja os mitos e verdades sobre a doença e a prevenção com a vacina!

 

 

  • A febre amarela é uma doença grave?

Os sintomas são importantes e com rápida evolução; inicialmente com febre baixa, dor no corpo, fraqueza e vômitos, evoluindo para febre alta, pele amarelada (icterícia), vômitos com sangue, urina escura e grande probabilidade de morte.

 

  • O uso de vitaminas do complexo B é eficaz na prevenção?

Não existem comprovações científicas de que haja qualquer tipo de proteção. O uso de repelentes é a medida mais eficaz para prevenir as picadas. O uso de roupas de mangas longas, telas de proteção nas janelas e repelentes elétricos também são indicados.

 

  • A doença pode ser transmitida por macacos?

A transmissão é feita exclusivamente pelo mosquito. Os macacos são hospedeiros e não transmitem a doença. Eles são tão vítimas quanto os humanos.

 

  • A vacina fracionada é eficaz?

Ela é tão eficaz quanto à vacina com dose plena, porem deve ser reaplicada após 8 anos. A eficácia é de cerca de 99%.

 

  • Devo tomar uma outra dose após 10 anos, se tomar a dose plena?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, apenas 1 dose na vida é o suficiente para proteção.

 

  • A vacina é eficaz?

A vacina é segura e eficaz.  É contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo; portadores de doença autoimune; crianças menores de nove meses; pacientes imunodeprimidos (HIV) e pacientes de quimioterapia/radioterapia.

 

  • Gestantes e lactantes não podem ser vacinadas?

A vacina somente poderá ser feita, caso seja analisada a relação risco/benefício, ou seja, caso a gestante more em uma zona de alto risco, a situação deve ser avaliada pelo médico que a acompanha. Caso queira engravidar, deve esperar 30 dias após a aplicação da vacina. Caso esteja amamentando crianças menores de 6 meses, de ficar 10 dias sem amamentar.

 

  • Idosos devem tomar a vacina?

Cada caso deve ser avaliado pelo médico que acompanha o paciente. Deve ser analisado o histórico de doenças para indicar ou não a vacina, acima de 60 anos.

 

  • A vacina pode ser aplicada com outras vacinas?

Não podem ser aplicadas junto com as vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora. Deve haver um intervalo de 30 dias entre elas. Não há contraindicações com outras vacinas.

 

  • A vacina fracionada pode ser usada para Certificado Internacional de Vacinas?

Para o certificado a vacinação deve ser com a dose plena.

 

As vacinas são uma das formas de prevenção contra doenças graves e é por isso que vacinar corretamente é tão importante. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com seu médico ou informe-se em fontes confiáveis.

Vamos fazer a nossa parte!!

Dr Carlos Alberto M Francisco
Pediatra/alergista   CRM 62449

Dr. Carlos Alberto Martins Francisco é médico na Pró-Saude – Clínica de Especialidades e Vacinação. Formado em medicina na Faculdade de Medicina do ABC, em 1988. Membro da Academia Europeia de Pediatria – EAP   /   Membro da Sociedade Mundial de Alergia – WAO
Site: www.clinprosaude.com.br
E-mail: carlosalberto@clinprosaude.com.br
Facebook: @clinprosaude
Tels.: (11)4330-6013 / 2534-7762

 

Categorias:
Bem-estar

Não é possível comentar.