A sexta edição do Encontro de Blogueiros e suas criadoras

Por Maria Cláudia Aravecchia Klein
Fotos: Divulgação/Gabriel Rocha Melo

Nós adoramos histórias de mulheres que arregaçam as mangas. Pois, empreender quando se é mulher num país como o Brasil, é para pessoas fortes, com bastante sangue correndo nas veias, vontade, garra e persistência.

Hoje, você vai conhecer um pouco da vida de duas mulheres que encabeçam o tão aclamado e disputado Encontro de Blogueiros. O evento que já está na sexta edição acontece no próximo final de semana e nós vamos estar lá, claro! E, por quê esse evento é tão disputado? Vamos lá: Organizado pelas blogueiras Sadhia Hage, idealizadora do Encontro e editora do Blog Artes da Sadhia (www.artesdasadhianacozinha.com) e por Cássia Sofiati, confeiteira, mãe, avó e autora do Blog Raspa do Tacho (www.blograspadotacho.com), o evento teve sua primeira edição em 2013 com oito empresas. Na sua última edição, em 2017, chegou a reunir 60 marcas e mais de 120 convidados. E a participação é disputadíssima não só por parte dos patrocinadores, como pelas (os) blogueiras (os) do setor de gastronomia, culinária, casa e utilidades domésticas.

Sadhia Hage (blusa preta à esquerda) do blog Artes da Sadhia na cozinha e a Cássia Sofiati (blusa xadrez) do blog Raspa do tacho

Conversamos com as duas para saber um pouco mais sobre essa receita de sucesso, cujo alicerce é: muito trabalho, conhecimento da área, relacionamento e marketing de experiências, no caso, as mais gostosas, ligadas à comida e valorização do trabalho e do papel dos bloggers!


A mentora da ideia: Sadhia Hage

 Sadhia Hage nasceu no dia 17 de março de 1978, filha de Josefa Hage e Luiz Milton Duarte. Sua mãe é natural de Itabuna (BA), assim como a avó, mas como a bisavó é de família Sírio Libanesa, pois eles vieram para o Brasil fugidos na primeira Guerra Mundial, a blogueira tem um pé lá e outro cá”.

A Família Hage chegou no Brasil pelo Porto de Santos, mas não se adaptaram em São Paulo e foram para a Bahia. A grande culpada por introduzir Sadhia na cozinha, foi a mãe, que trabalhou muito para dar uma boa educação para os filhos. “Graças à ela, fiquei fiquei apaixonada pela gastronomia, o cheiro dos bolos e quitutes me deixava inebriada.

E as lembranças continuam: “Minha mãe me ensinou os valores de uma boa comida caseira, lembro-me de fazer bolinhos de laranja e ela sempre comprava mini formas. Colocávamos para assar no forno e fazíamos o chá da tarde das bonecas juntas”, conta nostálgica. Imagina, que delícia!

O pai, Luiz Milton, nasceu em Fortaleza (CE). Sua família é de origem Holandesa. Ele sempre trabalhou dia e noite para sustentar os filhos, educou todos com muito amor e ao som de Beatles e Rolling Stones. Foi através dele que Sadhia se apaixonou pela leitura. Leitora assídua, ela lista que já foram mais de 10 mil títulos desde os quatro aninhos de idade. Seu Luiz veio para São Paulo ainda adolescente, trabalhava duro até que conheceu a Sra. Josefa, se apaixonaram e se casaram, eles tiveram quatro filhos.

“Eu sou natural de São Paulo, deixei a Medicina para se aventurar no mundo digital. Quando criança o meu sonho era de escrever um livro e cuidar das pessoas. Uma lembrança marcante são os bolos de laranja que minha mãe fazia, era um cheiro tão gostoso pela casa. Mesmo trabalhando muito, ela nunca esquecia de colocar uma fatia do famoso bolo de laranja na minha lancheira. Aprendi a cozinhar com minha mãe, meu avô paterno era padeiro e minha paixão pelos pães são justamente herança do seu José Duarte. Tenho dois lindos filhos Gabriel Assaid e Davi Assaid e, também uma Netinha Lara Assaid de dois meses”, fala;

A entrada na vida digital foi despretensiosa. “Sabe quando alguém te pede as receitas que você fazia em casa? As amigas pediam e para facilitar eu colocava no blog. Mas, o sucesso foi tanto que cheguei a fazer até três vídeos com a Diva Luísa Possi”, comemora.

“Aos poucos, comecei a ver que as pessoas gostavam de ver o que eu cozinhava e o que eu usava. Me tornei conhecida pelas empresas e as mesmas me enviavam produtos, ingredientes, insumos. Muitas pessoas me perguntavam se determinados produtos eram bons? Comecei a testar eles e a dar minha opinião. Meu Site e redes sociais são reconhecidas por ter produtos que eu testo e aprovo. E receitas fáceis que toda dona de casa pode fazer. A audiência foi crescendo muito e, hoje sou conhecida no Brasil todo.

Sadhia afirma que vive atualmente exclusivamente para o site e para o ‘Encontro de Blogueiros’, que já está na sexta edição. “Faça o que ama e nunca precisará trabalhar. Eu amo o meu blog que passou de hobby para um trabalho sério”. O próximo passo no mundo digital: vídeos de receitas e produtos licenciados. (isso mesmo, produtos com o nome ou melhor, a marca dela)

E sabe quantas horas ela fica, em média online??? 16 horas por dia! “E consigo administrar a vida digital com a real, colocando meus horários de trabalho em uma tabela pessoal”.

Para ter uma vida mais prática, Sadhia estabelece regras simples como toda dona de casa, levando uma vida sem regras absurdas, receitas práticas e fáceis que pode congelar e descongelar a qualquer momento. “Gosto de cozinhar com meu pequeno e em breve será com minha Neta Lara e minha sobrinha Sophia”, diz ela que ama levar os pequenos para as panelas. “Cozinhar com as crianças faz com que elas tenham uma memória da infância muito mais gostosa. Sentir um aroma de algo que te fez tão bem, te faz viajar no passado e ter o mesmo sentimento daquela época. Conclusão: esse tipo de memória te faz ser um adulto mais criativo”, ensina.

Como surgiu a ideia de criar o evento que hoje é referência no setor?

“O encontro de blogueiros surgiu da vontade de reunir amigos para saírem do virtual e dar aquele abraço gostoso e apertado. Sou a idealizadora do encontro de blogueiros. Muitas vezes temos mais afinidade com pessoas que conhecemos virtualmente do que com pessoas que conhecemos e vemos todos os dias. Quando as empresas que eu tinha parceria ficaram sabendo da proposta do evento, eles mandaram presentes para esses blogueiros para que eles conhecessem e testassem seus produtos também. O sucesso foi tão grande que hoje ele é o maior encontro de blogueiros e Marcas do Brasil!”, observa.

Para Sadhia, ver os amigos saindo do virtual e dando aquele abraço apertado não tem preço e ainda mais quando o blogueiro traz seu pratinho de quitutes e coloca na mesa. Isso é mais gratificante ainda. No prato que o blogueiro coloca na mesa tem, segundo ela, amor, carinho e respeito pelo próximo.

“É na comida que colocamos todo o nosso amor. Não existe nada mais gostoso que reunir amigos ao redor de uma mesa com muitos quitutes gostosos preparados por eles mesmos. É a famosa troca de temperos, amor e carinho. O encontro de blogueiros promove o empreendedorismo e gera emprego para muitas pessoas, e também conhecimento, por meio dos workshops que as empresas dão no encontro de blogueiros. Os participantes saem de lá com uma outra visão do faça e venda”, afirma.

E, conclui: “No encontro, os participantes conhecem novos produtos, aprendem a usar com mais precisão, apreendem novas receitas e tendências gastronômicas do Brasil. Hoje, o encontro de blogueiros gera empregos em diversas áreas, desde a confeitaria e até mesmo na limpeza e beleza, afinal, temos que estar bonitas também”!

Nos negócios atuais, quem encontra um bom parceiro tem tudo! Pelo menos, uma força extra para amparar os bons negócios.

Cassia Sofiati, nascida em São Paulo (capital), no dia oito de maio de 1966, é filha de Dona Zezinha e Seu Wanderley. Quando perguntei sobre a infância, ela me disse que iria resumir. Ela não costuma contar. “Foi tão sofrida, que Deus apagou a maioria das minhas lembranças e me emociono demais. Meu pai era torneiro mecânico e aos 33 anos de idade faleceu dormindo de infarto fulminante, deixando minha mãe que era dona de casa, viúva aos 29 anos de idade, com 4 filhos (Cassia 8 anos / Elaine 6 anos / Marcia 4 anos/ Wagner 3 anos). Nossa vida mudou por completo. Sem ter onde morar, o que comer, fomos morar de favor na casa de parentes, do qual somos agradecidos pelo acolhimento. A família da minha mãe construiu um quartinho e colocou minha mãe com as quatro crianças dentro. Passamos muita fome, frio, etc.. mas continuamos todos unidos (mãe e filhos). Aos 9 anos de idade, para ajudar minha mãe com as despesas de casa, fui trabalhar na fábrica de um vizinho”.

Cassia estudava pela manhã e ao voltar da escola, tirava o uniforme. Se tinha alguma coisa para comer, almoçava. Se não, saia para o trabalho com fome e comia o que os demais funcionários dividiam com ela. Nunca tive uma boneca ou qualquer outro brinquedo. E assim foi no final da infância e na adolescência… “Estudei até o ensino médio completo e me casei aos 17 anos de idade. Sou casada com o João Carlos há 34 anos e temos 2 filhas. A Gabriela com 31 anos e a Ana Clara com 13 anos, minha raspa do tacho. Temos também o Heitor, nosso neto de 9 anos. Minha mãe se tornou deficiente visual (devido ao diabetes) aos 59 anos de idade, quando eu estava grávida da Ana Clara. Ela faleceu em 2013 por falência dos rins. Em 2017, meu irmão faleceu decorrente de Melanoma Malígno. Os últimos 10 dias de sua vida, eu o acompanhei no hospital. Ele havia me pedido para ficar com ele ‘até o final’ e assim eu fiz. Dias de sofrimento e angústia que somente nós (eu, meu irmão e Deus) sabemos o que se passou naquele quarto de hospital. Sou catequista e amo levar a palavra de Deus para as crianças, minhas ovelhinhas. Tenho uma vida superativa dentro da minha paróquia e AMO servir à Deus. Como pode ver, tenho muitas lembranças bem marcantes. Um sonho antigo? São tantos, um deles é viajar com minha família à Grécia”, conta Cassia.

O início da Vida Digital

Ela trabalhava numa empresa de telecomunicações como secretária de diretoria. “E quando a Ana Clara nasceu aconteceu muita coisa ao mesmo tempo… o nascimento da Ana, minha mãe perdeu a visão e minha sobrinha aos 3 anos de idade teve uma Meningite Pneumocócica, e como sequela paralisia cerebral. Minha irmã na época estava grávida. Com tantos acontecimentos, eu não tive como retornar ao mercado de trabalho. Como eu já fazia os bolos e doces para as festas da família, resolvi então apostar nesse segmento. Iniciei fazendo pães de mel e trufas para vender. Depois, com os bolos e doces. Tive a ideia de criar o blog para divulgar o meu trabalho de confeitaria. Mas depois tudo mudou.”

A vida de Cassia com o blog mudou por completo, depois da participação como convidada no 3º Encontro de Blogueiros organizado pela Sadhia Hage. “Fiz contato com várias empresas do qual nos tornamos parceiros. Desde então, tenho participado de eventos e tenho parcerias com empresas para desenvolvimento de receitas e publicação de produtos. E, com isso, meus seguidores tem aumentado a cada dia!”, afirma.

“Depois que participei do 3º Encontro de Blogueiros, a Sadhia Hage me convidou para organizar o evento junto com ela. Já trabalhamos juntas na quarta, quinta e na edição Especial de Natal e, agora estamos na 6ª edição. Minha vida se transformou. Parei de trabalhar com a confeitaria devido à uma lesão na coluna. Então me dedico exclusivamente às publicações em minhas redes sociais, participações em eventos (como convidada) e na organização do Encontro de Blogueiros. Mas sem perder o foco na minha família, que é a minha base”, explica ela.

Sobre os planos futuros, Cassia diz que a vida é um eterno aprendizado. Ela quer voltar a estudar para melhorar a coordenação e realização do evento e quer crescer como Influenciadora Digital.  Para dar conta do recado, ela trabalha, mas faz questão de preparar as refeições para a família e reservar um tempo do dia para eles. Além disso, ela cuida da saúde também. Faz caminhadas e procuro ter uma vida mais saudável através da alimentação. “Fiz reeducação alimentar e emagreci 12kg. Meu marido infartou em 2016 e isto desencadeou algumas doenças. Além disso, minha filha Gabriela participa de corridas. Na minha opinião atividades físicas + alimentação saudável = ter energia para poder trabalhar e cuidar da família com qualidade de vida“, ensina.

Quer conhecer mais sobre essas duas influenciadoras “porretas”?

Sadhia Hage

Blog Artes da Sadhia

Instagram: @artesdasadhia

Fan Page: www.facebook.com/artesdasadhianacozinha

Pinterest: br.pinterest.com/artesdasadhia

Blog: www.artesdasadhianacozinha.com


Cássia Sofiati

Blog Raspa do Tacho 

Instagram: @blograspadotacho

Fan Page: https://www.facebook.com/raspadotacho

Face: https://www.facebook.com/cassia.sofiati

Blog: www.blogaspadotacho.com

 

%d blogueiros gostam disto: