A Busca da FELICIDADE de acordo com a PSICOLOGIA POSITIVA

19/07/2018
331
Views

Por Luciane Cadan

Alcançar a felicidade, para alguns, não é tarefa fácil e muitos destes acreditam que isso não é possível. Porém, por meio de um estudo realizado pelo pioneiro da Psicologia Positiva, Martin Seligman, o modelo PERMA foi desenvolvido sugerindo que a felicidade pode, sim, ser conquistada.

 

Este modelo propõe novos caminhos para a construção do bem-estar e, é baseado em 5 pilares: 

Positive Emotion (Emoção Positiva), Engagement (Compromisso/Engajamento), Relationship (Relacionamentos), Meaning (Significado ou Propósito) e Accomplishment (Realizações).

Ele também auxilia na formação de uma estrutura segura onde podemos criar uma vida feliz e benéfica, estabelecendo metas e relações.

Entenda mais sobre cada um desses significados:

Positive Emotion (emoção positiva)

Emoções positivas vão muito além de apenas nos fazer sorrir, pois quando nos sentimos bem somos impulsionados a desempenhar nossas tarefas de forma mais proveitosa e enxergarmos nosso futuro com muito mais otimismo. São essas emoções as responsáveis por nos fazer sentir alegria e prazer, e é necessário que essas experiências sejam vivenciadas no momento em que ocorrem, visto que são instáveis.

Engagement (compromisso/engajamento)

Trata-se de nosso envolvimento em algumas ocupações, como trabalho, por exemplo. Quando nos sentimos úteis e nos dedicamos a um determinado objetivo esquecemos de todas as outras coisas e estimulamos nossos pontos fortes, este engajamento faz com que nos sintamos mais confiantes e produtivos.

Relationship (relacionamento)

É muito importante para nosso convívio criar relacionamentos saudáveis com as mais diferentes pessoas em nosso meio, pois assim temos a sensação de conexão, o que é essencial e necessário para construirmos um bem-estar melhor. Dividir pensamentos, experiências e sentimentos faz com que fortifiquemos relações e nos ajuda a manter o equilíbrio em nossa vida.

Meaning (significado ou propósito)

Nos dedicar, servir ou pertencer a algo maior do que nós mesmos, desperta nosso melhor. Quando construímos esta conexão, criamos uma barreira contra todos os males que podem vir a nos atingir. Acreditar que somos capazes de ajudar pessoas, e nos sentirmos úteis nos dá a sensação de bem-estar e confiança, além disso, mostra que podemos usar nossas próprias habilidades para o bem.

Accomplishment (realizações)

Ter objetivos na vida e fazer de tudo para alcançá-los é muito importante. Desfrutar realizações faz com que alavanquemos nossa autoestima e proporciona uma sensação de dever cumprido, fazendo com que desenvolvamos nossa autoconfiança e acreditemos que somos capazes de melhorar cada vez mais.

A partir do momento que você se sentir bem com você mesmo, estará pronto (a) para fazer o bem a alguém, e essa troca lhe trará ainda mais felicidade e plenitude.

Faça mais do (daquilo) que te faz feliz!!!

Fotos: Reprodução Internet

Luciane Cadan Peretti é master coach especialista em Psicologia Positiva, Coaching e Qualidade de Vida no Trabalho. Aos 41 anos, sente-se muito feliz na família e na escolha profissional. Ela é casada com o Reinaldo, com quem tem dois filhos:  Miguel,  10 anos e Heitor, 6 anos. Atuou como funcionária pública pelo Estado de SP por algum tempo, com uma rotina de inúmeras viagens e expedientes mais longos. Foram muitas viagens e muitos dias sem família. Porém, ao ver seu papel como mãe cada vez mais distante e diante da gravidade do diabetes, que enfrenta desde a infância, ela adoeceu. Depois de um período de reflexões, quando parou para estudar e encontrar um novo caminho profissional, ela escolheu ser Coach. Por formação, Luciane é educadora física, um dos fatos cruciais para a sua tomada de decisão. Hoje, ela atua com atendimentos presenciais e online de coaching, com clientes em todo o Brasil e no Japão, EUA e Portugal. Além de ter se encontrado na nova profissão, ela tem mais tempo para a família, mais qualidade de vida e muito mais tempo para fazer as suas próprias escolhas.

Luciane Cadan Peretti
Master Coach Pós Graduada em Psicologia Positiva, Coaching e  Qualidade de Vida no Trabalho
www.motivacaocoaching.com.br
Rua Cardoso de Almeida, 788 Cj 52 – Perdizes – São Paulo – SP
11 98408 0144 – 11 95038 4375

Categorias:
Mesa Posta

Não é possível comentar.