8 dicas para ensinar às crianças a serem organizadas desde cedo

07/03/2019
362
Views

Por Maria Cláudia Aravecchia Klein

É de pequenino que se ensina a organizar o quarto sim!  Conversamos com a personal organizer Flavia Taulois, proprietária do Ateliê da Casa Organizers (www.atelidacasaorganizers.net), que nos dá algumas dicas de como ensinar os pequenos algumas noções de organização desde pequenos.

  1. Estimule desde cedo. O que é incentivado acaba virando hábito, mas sempre respeitando os limites de cada idade.
  2. Estabeleça uma rotina pra eles, isso vai criar estabilidade e segurança. É assim que as crianças se sentem  quando repetem a mesma coisa várias vezes.
  3. Sempre que você for organizar algo, peça ajuda. Pergunte como eles gostam de manter seus pertences e mantenha tudo acessível para que eles criem autonomia de vestir-se e pegar seus brinquedos. Não esqueça que bichos de pelúcia merecem atenção especial. Hoje em dia, há aspiradores domésticos que ajudam bastante na retirada do acúmulo de pó. Lave-os (dentro de sacos especiais que protegem a roupa) sempre que possível.
  4. Faça um cantinho do estudo confortável e estabeleça horário para as tarefas da escola.
  5. Colmeias organizadoras são muito práticas, uma vez que a criança pode visualizar o que tem e não vai desmanchar a pilha inteira de roupas. Colmeias também são excelentes para otimizar espaços, ou na falta de gavetas para criar espaços multiuso. Separe por tipo de roupa (moletons, calças, pijamas, camisetas) e por cor, para facilitar na identificação.
  6. Incentive-os a prepararem a  própria mochila, cuidar do animal de estimação, guardar os brinquedos. Use nichos e prateleiras para deixar os brinquedos à mostra. Além de decorar o ambiente, fica fácil deles escolherem com o que vão brincar e até mesmo para guardá-los. Aproveite estes espaços e mantenha livros ao alcance. Isso despertará a curiosidade e o interesse pela leitura.
  7. Torne as tarefas de limpeza e organização divertidas. Experimente fazer uma competição ou caça ao tesouro. Explique que quando eles mantêm tudo organizado, sobra mais tempo pra diversão.
  8. Indico também o uso de cabides infantis. Além do tamanho adequado, as roupas não escorregam e tem um mais modelo gracioso do que o outro.
Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.