7 dicas para reconhecer os perigos que envolvem conhecer novas pessoas

Por Ellen M. Senra

Olá novamente, o início do ano foi bem conturbado e pudemos nos deparar com verdadeiros cenários de guerras urbanas, morais, conjugais. Começamos 2019 com notícias sobre agressões contra mulheres, com inúmeras notícias de feminicídio, espancamentos, ameaças físicas e psicológicas.

Vimos também o famoso caso da mulher que apanhou por horas após marcar o primeiro encontro dentro de sua casa, mas igualmente nos deparamos com casais que convivem há anos, mas que, ou vivem de aparência, ou uma das partes simplesmente escolhe fingir que o problema não existe.

Então lá vamos nós, como saber se é ou não Seguro conhecer alguém, ou melhor, como podemos dizer que conhecemos alguém e que sabemos que aquela pessoa NUNCA nos faria mal?
Eu lhes digo: não há como saber!

Mas podemos sim tomar alguns cuidados básicos que estarei listando aqui afim de fornecer medidas “protetivas” que possam resguardar sua integridade física e psicológica:
• Sua casa, seu lar, seu Porto Seguro, por isso nada de abrir as portas para qualquer um, existem outros lugares onde você pode ter momentos de intimidade.

• Procure conhecer alguém da família da pessoa, amigos e busque sempre ouvir o que eles têm a dizer.

• Respalde-se, não vá abrindo todos os detalhes da sua vida logo nos primeiros encontros, afinal o objetivo é começar a conhecer.

• Se  você mora sozinha, evite mencionar isso logo, nunca sabemos o que passa na cabeça de cada um.

• Internet veio nos facilitar a vida, mas por trás das telinhas existem muitas pessoas com más intenções, fique atento (a).

• Experimente a paquera à distância por um período antes de resolver encontrar a pessoa.

• Dica de ouro: SEMPRE marque os primeiros encontros em locais públicos e deixe alguém de confiança de sobreaviso, assim você pode aproveitar o momento sem grandes preocupações.
Independente das dicas, permita-se viver, mas não deixe de se cuidar.
Grande abraço e até o próximo texto!

Ellen de Oliveira Moraes Senra é Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental (CRP 05/42764)
Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa
Formação em Terapia Cognitivo Comportamental
Psicóloga Clínica voltada para o atendimento individual de crianças, adolescentes e adultos
www.facebook.com/PsicologaEllenMoraes
Tel.: (21) 97502-4033
ellenmsenra@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: