5 dicas para você vender mais

Por Maria Cláudia Aravecchia Klein
Para compilar essas cinco dicas preciosas, conversamos com a palestrante e consultora Carol Manciola, com 17 anos de experiência e especialização em Desenvolvimento Humano, Vendas e Atendimento. Ela acaba de lançar o livro “BORA BATER META”, o primeiro no Brasil a ser escrito por uma mulher. A autora é CEO da Posiciona Educação e Desenvolvimento, Administradora com pós-graduação em Marketing e Comunicação Organizacional.
1-  Assumir sua identidade de vendedor: o objetivo de um vendedor é vender, independente do cargo que ocupa. Para isso, é importante não confundir ser agressivo com não ser consultivo e saber que Bater meta não significa ignorar todo o resto;
2- Enxergar o cliente como uma pessoa: é preciso entender de gente, reconhecendo os diferentes perfis e agindo de acordo com cada um deles. A ideia não é tratar os outros como você gostaria de ser tratado, mas sim como o outro gostaria. Para isso, é preciso sensibilidade para fortalecer a confiança que lhe foi concedida a partir do momento em que o cliente decidiu ir até você;
3-  Seja um especialista: clientes não querem alguém que lhes venda algo, querem algum especialista que os auxiliem no processo de compra. Ou seja, é preciso reconhecer suas necessidades e os ajudar a encontrar a melhor solução. Clientes querem conselhos e que você resuma os benefícios considerando o seu perfil. Os algorítimos da internet podem até fazer um  bom trabalho selecionando produtos de acordo com o perfil de navegação dos usuários, mas contar com a paciência e dedicação de alguém que vai além do que o cliente quer é um diferencial. Ser um especialista é ser capaz de reconhecer e compreender o que o cliente precisa;
4- Foco é força:  ter clareza da sua meta e de como alcança-la é fundamental para para que você possa se sentir mais motivado, concentrado e determinado a chegar lá. Mergulhe fundo nos seus indicadores de vendas e trace sua própria estratégia para que todos eles operem no “verde”. A combinação desses fatores é fundamental para a alta performance. Mas é importante se lembrar de que vender a qualquer custo ou com foco somente nos seus desafios não é um processo sustentável. Foco no foco do cliente, sempre;
5- Vender tem que ser divertido:  como em qualquer profissão, tudo se torna mais fácil quando traz prazer. Se você gosta de gente, gosta de fazer as pessoas felizes, de encontrar soluções para problemas alheios, de colaborar com a realização de sonhos e, além disso, de ganhar dinheiro batendo suas metas e de sentir-se desafiado quando elas aumentam, você está no lugar certo.
Segundo Carol, VENDER É UMA COMPETÊNCIA DIFERENCIADORA. O profissional que sabe vender se diferencia dos demais. Gera mais influência, encurta processos, ganha mais aliados. “Como toda competência, vender é algo que pode ser observado, avaliado e também desenvolvido, inclusive por pessoas que atuam na área, que têm as vendas como função. Pode parecer redundante, mas não é. Todos os vendedores que conheci, que desenvolveram sua competência de vendas, foram além. A maioria muda apenas de empresa, permanece no mesmo lugar ou vive reclamando e esperando “essa chuva passar” pelo fato de apenas ocupar um cargo”.
“O Livro ‘BORA BATER META’ é para pessoas que acreditam que vendas não devem ser feitas a qualquer custo, que precisam fazer sentido. Que querem exercer seu verdadeiro poder, que desejam influenciar positivamente outras pessoas e que reconhecem o impacto que uma venda pode ter na vida de quem compra. Que estão dispostas tanto a identificar problemas e contribuir para sua solução, quanto a assumir seus sonhos e batalhar para realizá-los e que compreendem que as perguntas são mais importantes do que as respostas. E por último, e não menos importante, que estão determinadas a revisar paradigmas e conceitos e enxergar cenários já tão conhecidos por novas perspectivas”, finaliza Carolina Manciola.

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