5 dicas para organizar a casa logo no começo do ano

08/01/2019
443
Views

Da Redação

Janeiro é o mês ideal para resolver pendências e começar o ano com o pé direito. Em casa, a organização de todos os ambientes é imprescindível para iniciar um novo ciclo de olho no conforto e bem-estar.

A arquiteta e personal organizer Lucianne Korn define que o primeiro passo para a organização do lar é o descarte dos itens que não usamos mais e apenas ocupam espaço em casa. “Esta limpeza é muito importante e deve ser feita de forma consciente, levando em consideração o espaço disponível e o quanto se utiliza daquele item. Caso tenha mais uma, é precisar doar, vender ou jogar fora, dependendo do estado de uso”, explica Lucianne Korn.

Após a ‘limpa’, chame a família para ajudar nas tarefas e siga as dicas da Lucianne para deixar tudo em ordem nos ambientes da casa para aproveitar o novo ano:

Living

O living é um dos principais ambientes sociais da casa, por isso, precisa sempre estar bonito, harmônico e organizado, já que é neste cômodo que recebemos os convidados em casa. “Os objetos precisam ser organizados não só pela funcionalidade, mas também pelo visual”,indica Lucianne.

De olho nisso, a arquiteta indica aproveitar nichos em estantes para criar composições interessantes, além de definir lugares estratégicos para armazenar controles e aparelhos.

Cozinha

Na cozinha, a organização precisa facilitar o dia a dia dos moradores. Para uma melhor disposição dos utensílios, Lucianne sugere divisórias nas gavetas, principalmente para os talheres. “No mercado, é possível comprar as divisórias prontas, mas também podem ser criadas sob medida”, conta.

Na dispensa, a dica é organizar em potes etiquetados o que é mais comumente usados, como açúcar, café e feijão. Já as louças precisam estar dispostas de uma forma que possibilite enxergar todas as opções. “Assim, por comodidade, evitamos utilizar sempre as mesmas”, diz a personal.

Closet / Guarda-roupa

Nossas roupas também precisam de uma boa organização para a virada do ano. No closet ou guarda-roupa, comece sempre pela padronização de cabide. “Todos precisam ser iguais, seja de madeira, acrílico ou veludo. Esta uniformidade deixa o espaço visivelmente mais bonito, além de facilitar a busca das peças”, indica Lucianne.

A profissional ainda indica que o ideal é alocar as roupas mais frequentemente requeridas em fácil acesso: “Se a pessoa pratica esporte todos os dias, as peças de esporte precisam estar acessíveis. Se o esporte for casual, as roupas podem ficar em espaços menos acessíveis”.

Já nas gavetas, principalmente para peças íntimas, as divisórias de acrílico são super úteis e facilitam a organização, assim como separadores, também em acrílico, para dispor as bolsas em pé.

Banheiros

Para os utensílios de banheiro, novamente as divisórias também são super bem vindas. “Além delas, costumo optar por cestinhas de plástico etiquetadas para colocar itens por tipo, como protetor solar, cremes de corpo e utensílios de higiene”, conta.

Por conta da umidade, a personal ainda alerta sobre o cuidado de não armazenar remédios e produtos de beleza expostos no banheiro. “No caso da maquiagem, pela facilidade de usarmos no banheiro, recomendo guardar os produtos nas gavetas, pois o vapor do banho pode danificá-los”, explica Lucianne.

Quartos infantis/brinquedotecas

A melhor forma de organizar os brinquedos das crianças é dispô-los dentro de caixas organizadoras. Assim, vale sempre ensinar a própria criança a devolver no lugar certo para que não fiquem espalhados no quarto ou em outros cômodos. “Para facilitar a procura, o ideal são caixas transparentes com etiquetas e tudo categorizado: bolas, bonecos, brinquedos musicais”.

Lucianne ainda indica guardar as caixas dentro de armários ou até mesmo no chão, dependendo do espaço disponível, desde que sejam de fácil acesso para as crianças.

www.luhk.com.br

@luciannekornarquiteta

organização personalorganizer closet dispensa cozinha sala quartodascriancas 

 

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.