4 dicas para você deixar a culpa de lado e cuidar mais de si mesma

Por Ellen Senra

Se há algo em que a nossa sociedade é ótima é em culpabilizar a mulher por tudo que não dá certo na vida conjugal ou na maternidade. É muito comum ouvirmos que uma mãe não deu educação suficiente ou que ela não soube priorizar os filhos e a família, geralmente resultando em crianças mimadas, sem limites ou em adultos pouco confiantes. Todavia, a rede familiar de uma criança não é constituída somente pela mãe, temos outras figuras significativas que adotam o papel de meros quadjuvantes quando o assunto é maternidade.

Justamente por isso, resolvi elencar aqui algumas dicas úteis para deixar a culpa para trás e para que você possa desfrutar de lazer e momentos de prazer sem que sua mente fique o tempo todo dividida entre o que está acontecendo em casa e o que de fato você gostaria de estar fazendo no momento. Então vamos lá:

1.       Se existe a vontade de sair sem os filhos, arranje um meio de ter alguém de confiança que possa assumir temporariamente os cuidados com seus filhos de forma que possa aproveitar plenamente o seu momento, seja a sós com o marido ou com amigos.

2.       Entenda que para dar conta da rotina e das pressões do cotidiano você precisa ter sua própria válvula de escape, mesmo que sozinha e cuidando de si sem a presença de outras pessoas, caso contrário acaba sendo nos filhos e na família que irá descontar suas frustrações.

3.       Entenda, autocuidado é essencial para nos sentirmos bem conosco e quando estamos bem conosco é muito mais fácil lidar com as adversidades que nos atravessam diariamente.

4.       A culpa só existe se dermos espaço para ela entrar, seja pela pressão externa ou mesmo pela pressão que exercemos sobre nós mesmas, então compreenda de onde vem a sua culpa, “converse” com ela e a faça compreender que na vida há momentos para tudo.

Espero poder contribuir para que o bichinho da culpa se recolha e a permita viver mais plenamente.

Um grande abraço e até a próximo texto!

Quer conversar mais sobre o assunto ou deixar suas próprias dicas e sugestões?

Me coloco a disposição pelo whatsapp e instagram: (21)97502-4033@psicologaellensenra

Ellen de Oliveira Moraes Senra é Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental (CRP 05/42764)
Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa
Formação em Terapia Cognitivo Comportamental
Psicóloga Clínica voltada para o atendimento individual de crianças, adolescentes e adultos
www.facebook.com/PsicologaEllenMoraes

%d blogueiros gostam disto: