30 dicas de programas bem legais, em São Paulo, para curtir com as crianças nas férias

Por Andrea, Mari e Ana Paula do “Mari Pelo Mundo”
Fotos: Divulgação

Para quem mora em São Paulo ou vai visitar a capital nessas férias de julho preparamos uma relação com 30 dicas de férias! Tem atração e diversão para um mês cheio de passeios, cultura e espaços abertos. Assim as crianças podem aproveitar o dia, brincar muito, gastar a energia curtir.

Tudo isso perto de casa e até gastando pouco!

Parques

1 – Parque do Ibirapuera.

Um dos maiores  e que é também um ícone de São Paulo. Aqui vale tudo, piquenique, passeio de bicicleta ou de patinete. Brincar a tarde toda em um dos playgrounds do parque, ou simplesmente, descansar deitado na grama.

2 – Parque Villa Lobos.

Apesar de ficar lotado aos finais de semana,  fica muito tranquilo durante a semana, mesmo nas férias. Tem playground, pista de bicicleta, lugar para patinar e quadras para jogar bola.

3 – Parque do Povo.

Perfeito para andar de bicicleta ou de patinete. E nem precisa levar nada, pois o sistema de aluguel de bicicletas funciona muito bem.

4 – Parque da Água Branca.

O parque da Água Branca não permite bicicleta, patins ou patinetes. Mas é um lugar perfeito para um passeio em meio a natureza. O parque conta ainda com programação cultural e brincadeiras.

5 – Jardim Botânico.

Outro local lindo na cidade para estar próximo a natureza.

6 – O Zoológico da capital é sempre um ótimo passeio, principalmente para as crianças menores. Poder ver o elefante, a girafa, o leão e seus amigos é uma excelente opção para o passeio de um dia inteiro.

7 – Instituto Butantã. Para conhecer um pouco mais sobre o mundo dos répteis. E também dá para fazer um piquenique e brincar ao ar livre.

Museus

8 – Museu Catavento. O cata-vento é um dos museus mais divertidos para as crianças em São Paulo. Tem oficinas de atividades, curiosidades, ciência, arte e cultura. Além de espaço para  brincar.

O Museu fica na Av. Mercurio s/n – Parque D. Pedro II, e abre de terças à domingo das 9h às 16h.

9 – MASP. O Museu de Arte de São Paulo, outro símbolo da cidade está com a exposição Tarsila do Amaral, uma das mais importantes artistas brasileiras do modernismo. O museu fica na Av. Paulista e abre de terça a domingo das 10h às 19h.

10 – Museu da Imigração tem um acervo fantástico para quem quer conhecer mais sobre o processo migratório que faz parte da história de São Paulo. Perfeito para as crianças que estão na quarta série do ensino fundamental, pois eles estudam essa matéria na escola. É um passeio divertido, lúdico e instrutivo ao mesmo tempo.

11 – Centro de Memória do Corpo de Bombeiros da PMSP

Endereço Rua Domingos de Morais, 2329 – Vila Mariana

O ideal é entrar em contato pelo telefone 3396 2596 para verificar o dia e horário mais conveniente para a visita

12 – Planeta Inseto no Museu do Instituto Biológico. Um jardim zoológico de insetos para mostrar como esse pequenos bichinhos são parte importante do nosso ecossistema.

O museu fica na Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana e abre de terça a domingo das 9h às 17h

13 – MAM – O Museu de Arte Moderna fica dentro do parque do Ibirapuera e tem diversas atividades para as crianças no período de férias. Vale a pena conferir.

14 – Museu da Imaginação. O museu é um espaço de lazer para as crianças, com exposições de arte interativas e estações de atividades lúdicas para despertar a criatividade e a imaginação dos pequenos.

15 – MAC. O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo ocupa o antigo prédio do Detran na Vila Mariana. O museu além da exposição do acervo oferece atividades educativas para todas as idades. Vale a pena conferir no site a programação para julho.

16 – Museu do Futebol.

Não precisa ser apaixonado por futebol para se encantar com a exposição do Museu do Futebol. As histórias das copas, os números e curiosidades, a história de como o futebol chegou por aqui e se tornou tão popular. Tudo isso encanta as crianças. E durante as férias sempre tem programação especial.

17 – Pinacoteca do Estado.

A Pinacoteca proporciona uma experiência diferente para as crianças, pois as mostras e exposições têm sempre uma proposta mais interativa. Além disso o prédio é lindíssimo, localizado em área histórica do centro da cidade.

18 – O Museu mais doce do Mundo. Com uma piscina de marshmallows e donuts gigantes, o museu mais doce do mundo é uma exposição temporária que fica em cartaz até 18 de agosto na Rua Colômbia.

Bibliotecas

A cidade de São Paulo conta com um sistema municipal de bibliotecas com 106 unidades em diversos bairros. Dentre elas as Bibliotecas Temáticas oferecem, além do acervo para pesquisas e leitura, programação cultural.

Vale a pena conferir no site da prefeitura a programação de julho, pois tem sempre contação de história, teatros e outras atividades para os pequenos.

19 – Entre as bibliotecas que oferecem programação infantil estão a Biblioteca Hans Christian Andersen, a Biblioteca Belmonte e a Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato

20 – Biblioteca Parque Villa Lobos

A biblioteca do parque Villa Lobos tem um espaço muito aconchegante para quem quer ler com as crianças. Tem também um acervo de jogos de tabuleiro e programação cultural bastante variada.

Nos Shoppings

Shopping Center é a praia de paulista, e por várias razões um dos lugares preferidos para lazer e diversão. Durante as férias diversos shoppings em São Paulo trazem programação especial, como piscina de bolinhas, oficinas de brincadeiras e de arte. E muitos contam com atrações permanentes.

21 – Kidzania no Shopping Eldorado. Um parque de diversões indoor que tem como conceito ser uma cidade onde as crianças podem conhecer as profissões. Ali eles podem ser fotógrafos, bombeiros, médicos, jornalistas, banqueiros.

22 – Espaço Faber Castell no Shopping Market Place. O espaço que abre somente aos finais de semana e feriados para o público em geral. Durante a semana é reservado para grupos e escolas. Porém durante as férias oferece oficinas para as crianças brincarem e desenvolverem projetos criativos como montagem de protótipos, produção de vídeo e outras diversas atividades.

23 – Urban Motion no Shopping Morumbi Town. Um espaço para pular e gastar energia. O Urban Motion é um parque de trampolins com mais de 300 metros quadrados, com camas elásticas gigantes. Divertido para crianças e adultos.

24 – Cinema

São várias estreias durante as férias. Algumas até antes mesmo do mês de julho chegar! Veja aqui a relação do que estará na telona para levar as crianças.

– Toy Story 4

– Pets 2

– Turma da Mônica Laços

– Homem Aranha Longe de Casa – estreia 4 de julho

– A Pequena Travessa – estreia 11 de julho

– O Rei Leão – estreia 18 de julho

Aproveite para conhecer a Sala Júnior de cinema do Cinépolis Iguatemi Alphaville, que além de ver um filme, tem brincadeira com escorregador e piscina de bolinhas para as crianças. A atividade começa 15 minutos antes do filme e no intervalo de mais 15 minutos no meio da sessão.

25 – Teatro

Assim como o cinema, o teatro é uma das grande atrações da cidade de São Paulo. E o circuito de peças infantis proporciona uma enorme variedade de espetáculos para todas as idades.

Veja aqui algumas opções que estreiam no mês de julho.

– Queen para crianças – Teatro Shopping West Plaza – 12 e 13 de julho

– Riscos e Rabiscos – Centro Cultural São Paulo – estreia 13 de julho

– Sinfonia para crianças – Teatro UMC – dia 14 de julho

– Uma aventura monstruosa – Teatro Shopping West Plaza – estreia 2 de julho

– O pequeno príncipe – Teatro Folha Shopping Higienópolis – em cartaz até agosto

– Chapeuzinho Vermelho – Teatro Folha Shopping Higienópolis – em cartaz até 28 de julho

– Branca de Neve e os Sete Anões – Teatro Jardim Sul – dias 04/07, 11,07, 18/07 e 25/07

– Peter Pan, o Musical de Billy Bond – Teatro Bradesco – até 04 de agosto

– O Show da Luna ao vivo – Teatro Porto Seguro – de 13 à 21 de julho

Nossa e tem muito mais!

Espaços para Brincadeiras

26 – Espaço Mundo do Brincar – Destinado às crianças até 10 anos de idade, o Mundo do Brincar fica no Museu da Imigração na Mooca. O espaço tem brincadeiras lúdicas como quebra-cabeças, fantoches, jogos de tabuleiro e uma piscina de bolinhas. A entrada é gratuita, e o espaço funciona de quarta a domingo, das 11h às 17h no mês de julho.

Centros Culturais

Os centros culturais estão em todos os bairros de São Paulo, sempre com programação diversa para todas as idades

27 – O Unibes Cultural em julho terá o programa “Kids que Arrebentam”, com atividades que incluem oficinas de criatividade, teatro, shows, videogame, fotografia, e muito mais.

28 – Centro Cultural São Paulo na Vergueiro. O lugar tem uma gibiteca para deixar qualquer criança entretida por várias horas. Vale a pena conhecer.

29 –  O Centro Cultural Fiesp está localizado na Av. Paulista, e tem uma programação bastante diversificada o ano todo. O destaque para as férias das crianças é o espetáculo infantil Tatá – o Travesseiro.

30 – SESC

Com diversas unidades espelhadas por São Paulo, o Sesc tem programação para ocupar o ano inteiro e as férias todas das crianças. Brincadeiras ao ar livre, oficinas de arte, de artesanato, contação de histórias. Tem de tudo. Escolha o mais perto da sua casa e vá conhecer! Certamente todos vão querer voltar.

%d blogueiros gostam disto: